SHAI HULUD – “Reach Beyond The Sun”
Official Site | Facebook | last.fm
O vocalista original, Chad Gilbert, está de volta aos Shai Hulud depois de em 1997 ter abandonado a banda para integrar os conhecidos New Found Glory. Já havia sido noticiado que Chad iria estar encarregue de produzir o álbum, que surge cinco anos depois de “Misanthropy Pure”, mas a sua presença vocal é a verdadeira surpresa deste “Reach Beyond The Sun”.
A banda influente no metalcore moderno – quem eram os As I Lay Dying ou os Unearth sem estes? – e com lançamentos bastante espaçados entre si (quarto álbum em dezoito anos), continua uma máquina e lança aqui o seu melhor disco até à data. Isso mesmo. Do início ao fim, os norte-americanos revelam uma tensão e uma capacidade de explosão ao nível dos coros que nos vão saindo. Fica-se até com a vontade de subir ao palco e roubar o microfone para cuspir as palavras. Obviamente que a banda não dá um passo ao lado na sua musicalidade, apostando (e bem) naquilo que sabe fazer… mas as faixas do álbum surgem com enorme fluidez e nada forçadas, e as suas variações com uma naturalidade de quem faz isto como um nadador olímpico dá braçadas. ‘The Mean Spirits, Breathing’ é um excelente ponto de partida, transmitindo já uma boa parte da energia constante dos seus minutos. Destaque também para ‘A Human Failing’ pela forma como se desmarca do ataque das restantes faixas e cria um balanço melódico ímpar em “Reach Beyond The Sun”.
Portanto: a música é óptima, agressiva e cheia de melodia, a produção é muito boa e Chad Gilbert dá tudo o que tem para liderar um disco honesto.
// Nuno Bernardo
[one_half]
[/one_half]
[one_half_last]
País
E.U.A.
Membros
Chad Gilbert – Voz
Matt Fox – Guitarra
Matthew Fletcher – Baixo
Matt Covey – Bateria
Alinhamento
The Mean Spirits, Breathing | I, Saturnine | Reach Beyond The Sun | A Human Failing | Man Into Demon: And Their Faces Are Twisted With The Pain Of Living | Medicine To The Dead | To Suffer Fools | Think The Adder Benign | Monumental Graves | If A Mountain Be My Obstacle | At Least A Plausible Cause For Pessimism
[/one_half_last]