BRAIN DANCE – Inheritance

BRAIN DANCE – “Inheritance”

Facebook | Reverbnation

Brain DanceNascidos em Lisboa em Setembro de 2008, os Brain Dance são daqueles projetos que me captam imediatamente a atenção, pelo facto de ser notória na sua sonoridade a vontade de fazer algo único, de criar desde o primeiro registo uma marca própria, e de o fazer com profissionalismo e qualidade. É uma banda que foge a rótulos imediatos, tantas são as influências e variações no som que praticam. Temos momentos de Thrash, algures a meio caminho entre Metallica e Trivium, refrões e melodias de Hard Rock moderno, um instrumental bem trabalhado e geralmente rápido, algo progressivo, com grandes solos e riffs de guitarra interessantes, bem acompanhados pelo baixo e bateria, e uma voz que não sendo excelente nem única, assenta bem no som e é agradável de ouvir.

Entrando no álbum propriamente dito, encontramos algum contraste na qualidade das músicas. Dos cerca de 40 minutos de Inheritance, metade são ocupados pelo tema homónimo de abertura e por Arab Spring, os dois pontos altos do disco, onde se encontra toda a variedade acima descrita e onde a qualidade de composição parece ter sido quase toda concentrada. Inheritance é um tema de abertura poderoso, com um solo longo, sentido, mágico, a partir dos 5 minutos. Já Arab Spring, tema dedicado à luta do povo árabe pelo direito à democracia e, consequentemente, com um cheirinho oriental, é um épico progressivo de 10 minutos como mandam as regras, com uma boa entrada mais acústica, um refrão com alma e um com uma libertação de raiva em forma de gutural no final, o único presente no álbum. Já a outra metade do disco é boa, mas claramente inferior a estes dois temas, especialmente o último, Existence, com uma entrada mais punk que destoa um pouco.

Groove, energia, mensagens fortes e uma sonoridade onde as guitarras são a alma que dão a este Inheritance uma dimensão de qualidade promissora. Venha mais!

// David Matos

[one_half] Brain Dance - Inheritance
[/one_half] [one_half_last] País
Portugal
Género
Progressive Hard Rock/Heavy Metal
Membros
Tëën Asty – Voz, guitarra
Bernardo Chaves – Guitarra
João Guilherme – Baixo
Jorge “Kopke” Silva – Bateria
Alinhamento
Inheritance | Destination Nowhere | Disease | Arab Spring | Insurrection | Existence
[/one_half_last]