FEN – “Dustwalker”
Há dois anos atrás, o trio londrino Fen lançou “Epoch” e confirmou algumas credenciais indicadas na estreia “The Malediction Fields”. Notavelmente mais conhecidos e apreciados pelos entusiastas da fusão de black metal com pós-rock e shoegaze, atingem-nos com “Dustwalker” nos primeiros dias de 2013.
Contextualizada a situação, é inevitável ser-se directo: os Fen colocaram um disco de Agalloch a tocar ao mesmo tempo que um de Alcest e gravaram um álbum a partir da mescla resultante. Em ‘Consequence’ verificamos umas linhas faladas e cheias de mansidão, não fosse a tarola rápida indicar exactamente um caminho oposto… mas naturalmente chega a voz mais austera e fica completo o círculo vicioso em que tendem a cair algumas bandas recentes do género. Embora “Dustwalker” nos ofereça uma atmosfera relativamente distinta, os seus ecos de condenadas paisagens, guitarras brilhantes e palavras cintilantes não são uma novidade e nem uma inspirada ‘Hands Of Dust’ retiram esse fenómeno. De tempos a tempos, a musicalidade dos Fen solta-se para se voltar a fechar. Existe um receio em explorar as ideias e a sua repetição não resolve nada. Ainda que este facto seja minimamente interessante, a quietude de ‘Spectre’ faz-nos sentir uma certa angústia – talvez este seja o ponto mais alto de “Dustwalker”. O potencial existe, mas a sua concretização é ainda um longo caminho a percorrer.
Este caminho que deixou um foco sob os Fen está agora carregado de trincheiras para se acolherem no conforto dos seus ídolos.
// Nuno Bernardo
[one_half]
[/one_half]
[one_half_last]
País
Reino Unido
Membros
Frank “The Watcher” Allain – Voz, Guitarra
Grungyn – Voz, Baixo
Paul “Derwydd” Westwood – Bateria
Alinhamento
Consequence | Hands Of Dust | Spectre | Reflections | Wolf Sun | The Black Sound | Walking The Crowpath
[/one_half_last]