DREAM CIRCUS – “Land Of Make Believe”
Os Dream Circus são um projeto nacional nascido em 2009 pela mão do seu vocalista, James Powell, que se fez rodear por mais quatro músicos que partilham da mesma paixão musical. Assumidamente influenciados pelo rock alternativo do início da década de 90, vulgo grunge, o som praticado por este quinteto pode ser descrito como uma mistura da essência de Alice In Chains com a energia do Hard Rock melódico de Therapy?, tocado com um toque de sonoridade moderna ao estilo de Alter Bridge, mas menos comercial e mais rock que estes últimos. Dito isto, é inegável que o som da banda não soa propriamente original, mas é de frisar que estamos perante um álbum bastante agradável de ouvir, maduro e bem tocado.
Com um bom leque de temas, que alternam entre grunge clássico com outros mais hard rock, Land Of Make Believe consegue prender o ouvinte distribuindo de forma homogénea a diversidade de elementos presentes no álbum. Uma das maiores virtudes deste disco é manter uma energia constante de vibrantes e positivas emoções, dando ao ouvinte aquela sensação de ter nas mãos todo o poder do rock e a capacidade de ultrapassar todas as adversidades com uma atitude “fuck it, I can do it!”. Por outro lado, a veia mais negra do grunge está também presente de forma subtil. Destaco temas como Going Down e Pulp Fiction, bem como a balada com inclusão de voz feminina Criminal. Crown, Illusion e Desire têm momentos muito bons, alguns dos melhores do álbum, mas no geral a composição não tirou todo o potencial que essas três músicas tinham.
No respeitante à qualidade vocal e instrumental, não estamos perante nada de extraordinário, mas o trabalho é bastante competente e não há falhas a apontar. Há sim uma nota negativa a deixar na produção do álbum, onde a voz está muito por cima dos instrumentos em algumas partes e parece não encaixar de forma natural no pano sonoro de fundo. Nada que retire brilho a esta estreia promissora, mais uma, em solo nacional.
// David Matos
[one_half]
[/one_half] [one_half_last] País
Portugal
Género
Hard Rock/Grunge
Membros
James Powell – Voz
Fred Rosa – Guitarra
Pedro Lopes – Guitarra
Hugo Gaspar – Baixo
Gonçalo Silva – Bateria
Alinhamento
Make Believe | So Long | Crown | Going Down | Poison | Criminal | Pulp Fiction | Illusion | Waiting | Desire
[/one_half_last]