Banda: Mamiffer
Álbum: Mare Decendrii
Data de Lançamento: 22 de Março de 2011
Editora: SIGE
Género: Post-Rock
País: Estados Unidos da América
Membros:
Faith Coloccia – Piano
Aaron Turner – Guitarra
Membros Convidados:
Brian Cook (Russian Circles)
Don McGreevy (Earth)
Aaron Harris (Isis)
Joe Preston (Thrones)
Sera Timms (Black Math Horseman)
Randall Dunn (SunnO)

1. As Freedom Rings
2. We Speak In The Dark
3. Blanket Made of Ash
4. Eating Our Bodies
5. Iron Water
Junta-se Aaron Turner (ISIS, OLD MAN GLOOM) a Faith Coloccia e o resultado é um enorme ambiente musical.
Talvez tenha sido este ambiente o que tenha atraído Turner, algo tenso, atmosférico, envolvente. E os seus riffs esticados até ao drone e ao feedback parecem encaixar na perfeição com o piano de Coloccia.
Mas Coloccia não ficou por aqui no que toca a convidados para este Mare Decendrii – contou também com Brian Cook (Russian Circles), Don McGreevy (Earth), Aaron Harris (ISIS), Joe Preston (THRONES), Sera Timms (BLACK MATH HORSEMAN), Randall Dunn (SUNN O)))).
O álbum é composto por faixas progressivas rompidas pelo piano de Coloccia, que tem um efeito dissonante e que quebra a intensidade criada pelas guitarras no background sonoro. Mais à frente no álbum, notar-se-á ainda uma enorme progressividade que acaba por quase ligar as faixas umas às outras, guardando-se uma pequena surpresa para o final: Um coro de clássicas vozes indígenas que vem aclarear a atmosfera escura que o álbum espalha pelo ouvinte.
Qual a grande perda deste álbum? Temos que estar no espírito certo para o conseguir ouvir e absorver visto que este é um álbum que seria descrito na perfeição como uma tarde de Domingo, escura, chuvosa e melancólica.
Outra particularidade deste registo é a de que uma faixa pode parecer demasiado arrastada e parecer longa demais mas por vezes não nos apercebemos do fim de uma faixa e do início da próxima. É um álbum para ser apreciado como um todo e não por faixas soltas.
Esperemos portanto que este seja uma indicação do que Mamiffer terá para nos oferecer. Mare Decendrii é um álbum complexo, tenso, pesado. Será um óptimo álbum para este Inverno e, dentro do seu género, um dos melhores que terei ouvido até agora.
Deixando uma posterior avaliação aos leitores e ouvintes,
Diogo Oliveira
Classificação: 90/100
