Crimfall – As The Path Unfolds… (2009)

Com muito prazer hoje escrevo para vos falar de mais uma preciosidade do mundo da música que nos é (foi) revelada esta ano, esta mistura de sons e ritmos que é o metal nunca me para de surpreender e são estas maravilhas que me fazem continuar a consumir o tal som pesado! Crimfall, o que posso dizer desta banda; para começo: são a todos os níveis magníficos.

Definir o álbuns pelas faixas que contém não é fácil, a mistura de estilos patente seja a nível sinfónico ou vocal, fazem deste trabalho um completo e aprimorado conjunto de trilhas que no desenrolar do “acto” se auto-revela transcendente. Chega de usar adjectivos, está à vista a carga emocional que este álbum me desperta.

Como faixa “mor”, destaco a Wildfire Season e logo após a não menos introspectiva Shadow Hearth. Estas duas são aquelas que consigo observar bem o portento da grande vocalista, já conhecida de outro projecto (Tacere), a grande Helena Haaparanta. Esta mulher faz suspirar a cada vocal empregado, tem uma força tal neste álbum que posso afirmar estarmos presentes perante uma das mais “promissoras” vocalista de metal. Os back vocals encaixam perfeitamente, os arranjos orquestrados estão denotados na plenitude do esperado e claro a vocalista o expoente máximo do arranjo.

Aconselho vivamente a acompanharem o progresso desta banda, mais não seja acompanhar a resplandecente carreira que a diva Helena tem pela frente.

Bons sons.

Cumprimentos.
Ricardo R.

Alinhamento:
01. Neothera Awakening
02. The Crown Of Treason
03. Wildfire Season
04. Where Waning Winds Lead
05. Sun Orphaned
06. Ascension Pyre
07. Shadow Hearth
08. Non Serviam
09. Aubade
10. Hundred Shores Distant
11. Novembré

País: Finlândia
Estilo: Epic Folk Metal
Formados em:
Nota: 9/10

MYSPACE
http://www.myspace.com/crimfall

SITE OFICIAL
http://www.crimfall.com/