KENTIN JIVEK – Third Eye

KENTIN JIVEK

Third Eye

[CD – Março 2012]

Lançado em Março deste mesmo ano, Third Eye é o mais recente lançamento do músico parisiense Kentin Jivek.  Com uma discografia longa, que acumula lançamentos nos mais diversos formatos desde 2008, Third Eye é seu primeiro álbum, uma mistura de Neofolk com atmosferas densas e trabalhadas, que tornam a sua audição um pouco difícil.

Composto por onze faixas, Third Eye começa com o tema instrumental “Third Eye Open”, uma peça frenética que, de resto, anuncia o que podemos esperar do resto do álbum.  Seguem-se os temas “Mais Qui ëtes Vous Madame Blavatsky” e “As the Frog Speaks Upon the Hill”, que serão talvez aqueles que mais se aproximam do Neofolk convencional. A partir daí, o álbum é invadido por um maior experimentalismo musical, perdendo-se um pouco a coerência inicial. As letras, escritas em Inglês e Francês (algo recorrente nas músicas de Kentin), dizem geralmente respeito à mitologia ou ao folclore. Neste caso, Kentin optou por focar-se na chamada “Inner Solar Revelation”, que se relaciona com o fim do mundo, planeado para Dezembro deste ano.

De resto, este Third Eye não é um álbum convencional. O que é de facto, é difícil saber. Contudo, não deixa de ser um lançamento curioso, que talvez interesse àqueles que pretendem um olhar novo sobre o Neofolk.