Banda: The Firstborn
Álbum: Lions Among Men
Data de Lançamento: 5 de Março de 2012
Editora: Rastilho Records
Género: Avant-garde Black Metal
País: Portugal

Site Oficial | Facebook | last.fm

Membros:

Bruno Fernandes – Voz
Nuno Gervásio – Guitarra
Hélder Malícia – Baixo
Rolando Barros – Bateria
Filipe Lima – Guitarra

Membros Convidados:

Luís Simões (SATURNIA, BLASTED MECHANISM) – Cítara, Sintetizador, Percussão e ‘Sampling’
Hugo Santos (PROCESS OF GUILT) – Voz (na faixa ‘Wantless’)


Alinhamento:
01. Lions Among Men
02. Without As Within
03. Wantless
04. Vajra Eyes
05. Eight Flashes Lances
06. Nothing Attained, Nothing Spoken
07. Sounds Liberated As Mantra

THE FIRSTBORN é, há já muitos anos, um nome incontornável do metal nacional. Sempre remando contra a maré, a banda aposta numa corrente musical muito diferente do que se faz por cá. Após dois álbuns que abraçavam o conceito Budista, agora focaram-se na escola Maaiana, onde se desenvolve um nível de prática e de motivação espiritual do Budismo, o que influencia directamente a lírica e a escrita dos temas.

Sendo o sucessor do aclamado “The Noble Search”, de 2008, a banda decidiu depositar as suas forças para marcar novamente pela diferença, alterando a fórmula que lhes deu o sucesso há já quatro anos. O álbum anterior havia sido preparado além fronteiras com Chris Fielding e Bob Weston, mas “Lions Among Men” foi gravado em Portugal. A fórmula também foi adulterada com novos elementos progressivos e atmosféricos, devolvendo um álbum bastante poderoso e orgânico quase por membro-a-membro: Bruno Fernandes novamente bastante inspirado, provando a sua grande amplitude vocal; Nuno Gervásio e Filipe Lima deram vida a secções de guitarra muito intensas; Hélder Malícia no baixo e Rolando Barros na bateria criam a medida exacta de impulsão na hora de acelerar ou abrandar os temas. E até Luís Simões, novamente convidado a participar numa boa parte do álbum, sabe como preencher o pano de fundo com cítara, sintetizadores, percussão e ‘sampling’.

Toda a solidez apresentada na constituição dos temas de “Lions Among Men”, tanto na lírica como no instrumental, torna ainda mais robusta a presença do nome THE FIRSTBORN onde quer que seja. É um sério candidato a álbum nacional do ano e não só.

// Nuno Bernardo

 Classificação: 90/100

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.