O Ciclo Mundos, programação que une os esforços da Fundação Inatel e do FMM Sines em Lisboa, proporciona a chegada de várias músicas do mundo ao Teatro da Trindade Inatel. Assim já o foi em Agosto, numa espécie de pós-FMM Sines, com concertos de Canzoniere Grecanico Salentino, Jambinai, Ballaké Cissoko & Vincent Ségal e Songhoy Blues. Mas em Setembro há mais três datas.
Responsáveis pela última das três datas avançadas, os DakhaBrakha (na foto) prometem mostrar uma face diferente da Europa no dia 22 de Setembro. Chegam-nos da Ucrânia com trajes tradicionais e com harmonias vocais feéricas, equilibrando os atractivos entre as toucas na cabeça e os cantos polifónicos. Tanto recuperam com elegância algumas melodias e expressões quase esquecidades das tradições do Leste como provocam um “caos étnico” pela amplitude do seu glossário musical, misturando os velhos costumes do país natal com outras geografias.
Antes dos ucranianos, o trio brasileiro Metá Metá mostra no Teatro da Trindade Inatel, a 15 de Setembro, que não esconde que as principais influências da sua música partem de África e que os seus grooves dançantes dialogam com as suas referências rock, afrobeat e batuques tradicionais brasileiros. Já o concerto inaugural de Setembro, no dia 8, caberá ao duo Kayhan Kalhor & Toumani Diabaté, do Irão e do Mali respectivamente. A conversa entre o kamanché persa do primeiro e o kora mandinga do segundo promete-se revelar tão valiosa como enriquecedora no panorama das músicas do mundo intercontinentais.