Sigur Rós regressam a Portugal para concertos orquestrais

Os Sigur Rós estão de regresso a Portugal para dois concertos especiais com a Orquestra Sinfonietta de Lisboa e Coro Ricercare. A banda islandesa traz consigo o mais recente álbum ÁTTA para apresentar no Coliseu Porto Ageas a 13 de Setembro e no Sagres Campo Pequeno, em Lisboa, no dia 17.

Os espectáculos em Lisboa e no Porto surgem no anúncio das últimas datas de uma digressão mundial especial feita pela banda que a levou a colaborar com orquestras locais. A última mão da digressão vai arrancar a 31 de Agosto em Edimburgo, seguindo-se concertos em Glasgow, Belfast, Dublin, Lyon, Barcelona, Porto, Bilbao e Lisboa antes de culminarem com data dupla em Berlim.

Para além da apresentação de ÁTTA, os Sigur Rós vão também revisitar alguns dos momentos mais marcantes da sua carreira iniciada em 1994. Os pioneiros do post-rock, sempre altamente influenciados pela música clássica, despontaram em 1999 com o lançamento de Ágætis byrjun. Seguiram-se os também aclamados álbuns ( ) (2002) e Takk… (2005) antes da banda começar a explorar outros campos do indie folk, ambient, dream pop, space rock e drone.

ÁTTA foi lançado em 2023 e marcou o regresso à formação do teclista Kjartan Sveinsson, que havia saído após o lançamento de Valtari em 2013.

Os bilhetes vão ser disponibilizados nos locais habituais a partir da próxima sexta-feira, 20 de Março, com o preço a ir dos 35 aos 140 euros consoante o lugar marcado.