Foram anunciadas as primeiras datas de Rosalía para apresentar o novo álbum LUX e Lisboa é contemplada com dois concertos, a acontecerem na MEO Arena nos dias 8 e 9 de Abril.
LUX é o quarto álbum de Rosalía, lançado no passado dia 7 de Novembro pela Columbia Records. Foi gravado com a London Symphony Orchestra sob a condução de Daníel Bjarnason e soma colaborações com Björk, Carminho, Dougie F, Estrella Morente, Sílvia Pérez Cruz, Yahritza y su Esencia e Yves Tumor, para além dos créditos de composição e produção para Charlotte Gainsbourg, Guy-Manuel de Homem-Christo, Noah Goldstein, Pharrell Williams e Venetian Snares.
O single de avanço para foi “Berghain”, sendo “La Perla” a segunda faixa escolhida do álbum para o promover. O trabalho num todo é uma proposta vincada na pop orquestral, com múltiplos arranjos de música clássica e que contrasta com Motomami de 2022, disco mais experimental que explorou vários tipos de música latina, do reggaeton à bachata ou bolero.
A digressão de LUX arranca a 16 de Março em Lyon seguindo-se mais datas em França, Suíça, Itália, Espanha, Portugal, Espanha, Países Baixos, Bélgica, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Colômbia, Chile, Argentina, Brasil, México e Porto Rico.
A estreia de Rosalía em Portugal aconteceu em 2017, em concerto no Theatro Circo de Braga. Volvidos dois anos apresentou El Mal Querer no Primavera Sound Porto. Já em 2022, a propósito da apresentação de Motomami, actuou no Fórum Braga e deu o primeiro concerto em Lisboa, na MEO Arena. Em 2023 repetiu o espectáculo de Motomami e a visita ao Primavera Sound Porto com o estatuto de headliner.
De acordo com a informação disponibilizada pela promotora responsável, a Live Nation, é necessário um registo prévio no site de Rosalía para ter acesso à pré-venda de bilhetes a 9 de Dezembro pelas 10 horas. A venda geral começa a 11 de Dezembro, mas não se conhecem para já os preços das entradas.

