É já nesta semana que arranca o festival Jardins do Marquês, evento que leva música ao espaço com o mesmo nome no município de Oeiras. De 3 a 10 de Julho são 21 as actuações marcadas para a 4ª edição do festival que teve a sua estreia em 2021.
Em claro destaque na programação está o concerto de Patti Smith (na foto) a 7 de Julho, dia em que se apresenta com o seu quarteto. Volvidos quase 50 anos desde Horses, ainda hoje uma das melhores estreias em disco de sempre, Patti Smith permanece uma voz-pilar de activismo na luta pelos direitos humanos, junto de grupos ambientais como o Pathway To Paris, a somar às suas valências como artista, autora, produtora, escritora e artista visual a suportar vários clássicos de rock do seu reportório.
A 5 de Julho, dois dias antes de Patti Smith, Adriana Calcanhotto protagoniza uma noite enquanto um dos grandes nomes da herança artística brasileira. Traz consigo os temas de Errante, 13º disco de originais lançado em Março de 2023, com uma banda que se estende a Domenico Lancellotti na bateria, Pedro Sá nas guitarras, Guto Wirtti no contrabaixo, Jorge Continentino nos sopros e teclados, Diogo Gomes no trompete e Marlon Sette no trombone. A música brasileira também se celebra na véspera, com o espectáculo de Stacey Kent & Danilo Caymmi, já que juntos vão recordar a música de Tom Jobim falecido há 30 anos, e também no último dia de Jardins do Marquês, 10 de Julho, com um dos maiores representantes da MPB, Djavan.
Pelo palco principal do Jardins do Marquês vão ainda passar nomes como Juan Luis Guerra e Los Romeros (3 de Julho), Jazz & Poetry Ensemble (4 de Julho), Camané & Mário Laginha (5 de Julho), Kriol Kings e Tabanka Djaz (6 de Julho), António Zambujo & Yamandu Costa e Toquinho (9 de Julho) e Irma (10 de Julho), entre espectáculos já referidos. No Palco Nortada, também presente no recinto do festival, vai passar a música de A Cor do Som, Blue & White Duet, Cristina Clara, Joana Alegre, Joyce Cândido, Leo Middea, Martim Seabra e ainda um B2B de Batida e Bonga.
O Jardins do Marquês 2024 decorre, como já mencionado, de 3 a 10 de Julho nos Jardins do Marquês em Oeiras. O valor dos bilhetes varia consoante o dia e o lugar pretendido no evento, existindo variantes de plateia sentada e em pé, e pode ser consultado no site oficial do festival.