Ebru Yildiz

Amplifest revela o cartaz completo para a sua edição deste ano

A paciência é, de facto, uma virtude. Tem sido longa a espera pelos nomes que irão pintar o cartaz da edição deste ano do Amplifest, especialmente após uma paragem na venda dos respectivos passes gerais no início do ano. Mas tudo acaba por ter o seu término, e eis que hoje, o festival de melómanos para melómanos anuncia os vinte nomes que trarão largos sorrisos tanto a quem acompanha o festival desde o seu início em 2011, como também àqueles que o visitarão pela primeira vez este ano.

Diversidade e expansividade são as qualidades que o Amplifest promete e cumpre ano após ano, e esta não será a excepção à regra. Desde o tão aguardado regresso da rainha do gótico moderno Chelsea Wolfe (na foto) ou dos mestres do pós-rock instrumental Russian Circles aos palcos portugueses, à estreia do noise experimental do duo Insect Ark ou do intenso black metal dos Mizmor, o cartaz deste ano tem de tudo um pouco para agradar a todos.

O destaque percorre ainda a estreia do enigmático duo de doomgaze Fvnerals e do impiedoso death metal do supergrupo Living Gate (composto por membros de Amenra, Wiegedood e Yob), assim como o regresso do duo vanguardista Menace Ruine e a estreia do novo projecto nacional Decline and Fall, que junta Armando Teixeira (Balla, ex-Bizarra Locomotiva), Ricardo S. Amorim e Hugo Santos (Process of Guilt).

Também confirmados estão os Avesso, Cinder Well, Eihwar, LLNN, Mary Jane Dunphe, Oranssi Pazuzu, Spurv, The Body & Dis Fig, UF, Ufomammut, Yoo Doo Right e Zombi.

O Amplifest 2024 realiza-se nos dias 9 e 10 de Novembro, no Hard Club, no Porto. Os passes gerais estão disponíveis a partir de 119 euros e podem ser adquiridos através da plataforma Seetickets.