NOS Alive. Sofi Tukker e Parcels entre as mais recentes novidades em Algés

O NOS Alive regressa ao Passeio Marítimo de Algés entre os dias 11 e 13 de Julho e nos últimos dias viu o seu cartaz confirmado crescer em cinco nomes.

Quatro das novidades são para o secundário Palco Heineken. A dupla Sofi Tukker (na foto), de Sophie Hawley-Weld e Tucker Halpern, vão garantir música de dança no festival a 13 de Julho. Em 2015 lançaram o seu single de estreia “Drinkee”, antes de uma segunda nomeação para o primeiro disco Treehouse. As suas músicas estenderam-se a campanhas televisivas e em 2023 foram rosto das colecções coloridas da G-Star Raw & Babboon to the Moon, continuando depois na sua própria marca de moda, WET TENNIS, nome do seu segundo álbum editado em 2022 e que antecedeu singles mais recentes, “Sacrifice” com Kx5 (Kaskade & Deadmau5) e “Jacaré”, celebração do Brasil e da comunidade LGBTQ+ com letras do poeta Chacal.

Também para propor à dança, os autralianos Parcels, actualmente sediados em Berlim, regressa ao festival dois anos depois para actuar no dia 11 de Julho. Day/Night, editado em 2021 e já apresentado em Algés, continua a ser o disco mais recente editado pelo quinteto. Igualmente australianos e com uma carreira mais longa, os The Cat Empire fundem jazz, funk, rock e música latina enquanto extenso colectivo. Para apresentar no último dia do festival, a banda traz consigo novo disco, Where the Angels Fall, e uma nova formação constituída pelos membros originais Felix Riebl e Ollie McGill, incluindo ainda a vocalista Grace Barbe, o trompetista Lazaro Numa e a percussionista Neda Rahmani.

No mesmo Palco Heineken e no mesmo dia, o cantautor norte-americano Alec Benjamin somará temas da estreia These Two Windows, de 2020, e do sucessor (Un)Commentary, de 2022, ano em que também actuou, precisamente, no NOS Alive. Tyla, sensação vencedora de um Grammy, sobe ao Palco NOS no dia 12 de Julho, juntando-se assim a Dua Lipa e T-Rex no palco principal do segundo dia do festival.

Para além dos nomes agora confirmados, o NOS Alive tem ainda confirmadas as presenças de Pearl Jam, Arcade Fire, The Smashing Pumpkins, Unknown Mortal Orchestra, The Breeders, Sum 41, Michael Kiwanuka, Benjamin Clementine ou Khruangbin, entre outros.