Eis a segunda ronda de confirmações para o SonicBlast. O festival, a acontecer na Praia da Duna dos Caldeirões em Âncora de 8 a 10 de Agosto vê agora adicionado o nome de High On Fire (na foto) no topo do seu cartaz. A banda norte-americana liderada por Matt Pike, dos Sleep, vai dar o seu primeiro concerto em Portugal em dez anos e trazem novo trabalho: Cometh the Storm será lançado a 19 de Abril e foi produzido por Kurt Ballou, antevendo-se assim o sucessor de Electric Messiah, lançado em 2018. “Burning Down” é o novo tema que já pode servir de aperitivo para o que há-de vir.
Também confirmada está a presença da turca Gaye Su Akyol. A artista trará a eloquência do rock psicadélico da Anatólia com Anadolu Ejderi como trabalho mais recente, editado em 2022 – antes disso convenceu com Hologram İmparatorluğu em 2016 ou İstikrarlı Hayal Hakikattir em 2022. Já os franceses SLIFT carregam o peso do psicadelismo com laivos de post-metal em ILION, álbum que lançaram há um mês e sucessor do acalmado UMMON. O rock no Minho também se irá fazer em modo garage q.b. com os Night Beats de Danny ‘Lee Blackwell’ Rajan Billingsley e a veterania de The Obsessed com Gilded Sorrow acabado de lançar.
O role de confirmações estende-se ainda a C.o.f.f.i.n, Jjuujjuu, Margarita Witch Cult, Skemer, Tons, Cobrafuma e Silvershark. Em sentido oposto das novidades estão Sunami, que têm o seu concerto no festival cancelado. Para a warm-up party a acontecer no dia 7 de Agosto é ainda avançada a presença de Saint Karloff.
Para além destas novidades, já figuravam no cartaz do SonicBlast nomes como Viagra Boys, Graveyard, Brant Bjork Trio, Wine Lips, Colour Haze, 1000mods, Truckfighters, MAQUINA. ou Maruja. O passe geral encontra-se à venda na BOL e locais habituais associados pelo valor de 100 euros em pré-venda.