A influente artista Patti Smith regressa a Portugal para dois concertos em parceria com o colectivo de arte sonora experimental Soundwalk Collective. O projecto Correspondences será então apresentado a 23 de Março no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e no dia seguinte no Theatro Circo, em Braga.
O concerto no CCB surge num novo festival produzido pela própria sala a partir do próximo ano. O intitulado Belém Soundcheck acontece entre os dias 21 e 24 de Março para explorar a diversidade sonora entre os campos do jazz, da electrónica e da música clássica. Na agenda surge também Tirzah, nome ascendente da electrónica e R&B, que traz consigo o mais recente disco Trip9love…???, editado no passado mês de Setembro.
Também nesta primeira edição do Belém Soundcheck figuram os nomes de Camané, Maria João, Il Giardino Armonico com Giovanni Sollima, Amaro Freitas e Kremerata Baltica com Gidon Kremer. Toda a informação da programação está disponível no site do CCB.
Já em Braga a agenda é bastante mais extensa. As novidades da programação das salas do Theatro Circo e do gnration, asseguradas por Luís Fernandes, estende-se entre Janeiro e Abril com propostas que vão da música ao teatro, dança, ciclos de conversas e exposições.
Um dos destaques claros da agenda bracarense é o concerto de Swans a 20 de Fevereiro, mas há também visitas no dia 17 de loscil e Lawrence English. No dia 23 desse mês, há novo encontro colaborativo, desta vez entre o guitarrista Steve Gunn e o pianista David Moore. Na mesma noite, o português Tiago Sousa sobe a palco para um concerto de órgão e piano.
O regresso de MIKE a Portugal, feito a duas mãos com a Galeria Zé dos Bois em Lisboa, assim como as partilhas de Alabaster DePlume e Jards Macalé com o festival Tremor, são outros destaques em Braga, estendendo ainda a Nabihah Iqbal, que apresenta DREAMER no gnration a 12 de Abril, com a portuguesa XEXA na primeira parte.
A agenda de Braga para já conhecida culmina a 27 de Abril, com o gnration open day para celebrar os onze anos da instituição. África Negra, HHY & The Kampala Unit, James Holden, Mafalda BS, mutu e Goela Hiante, de Adolfo Luxúria Canibal e Marta Abreu, preenchem o dia gratuito. Mais detalhes nas agendas do Theatro Circo e do gnration.