A canadiana Leslie Feist regressa a Portugal para apresentar Multitudes, o seu primeiro álbum em seis anos, em concerto agendado para o dia 21 de Setembro no Coliseu de Lisboa.
Uma das mais aclamadas cantautoras desde o virar do milénio, Feist tem assinado uma uma sequência de discos difícil de ignorar no que toca à folk e à pop barroca independente. A estreia Monarch aconteceu em 1999, mas foi a partir de Let It Die, de 2004, e já depois de ter integrado o colectivo Broken Social Scene, que a artista ganhou notoriedade. The Reminder, em 2007, confirmou as credenciais apresentadas nos primeiros dois discos e deu-nos temas icónicos como “1234”, “My Moon My Man”, “I Feel It All” ou “The Limit To Your Love”, esta última posteriormente vincada pela icónica versão de James Blake.
Se Metals, em 2011, elevou ainda mais a fasquia (“The Bad In Each Other”, “How Come You Never Go There” ou “Bittersweet Melodies”), aclamada por público e crítica e com direito a um split EP com Mastodon no ano seguinte, foi o álbum Pleasure, de 2016, que melhor expôs os limites emocionais e as composições mais cruas de Feist. O single homónimo e “Century”, este com a participação de Jarvis Cocker”, foram guardados como pontos de entrada num trabalho que destaca ainda “Lost Dreams” ou “A Man Is Not His Song”.
Seis anos depois, Multitudes expande a paleta sonora de Feist, escrito após o nascimento da sua filha adoptiva, em 2019, e a morte do seu pai. Esse período de confrontação com a realidade abriram portas para diferentes camadas de inspiração patentes nos três primeiros singles do álbum: “Hiding Out In The Open”, “In Lightning” ou “Love Who We Are Meant To”. Seguiu-se ainda “Borrow Trouble”, lançado um mês antes do álbum, que viu a luz do dia a 14 de Abril de 2023.
Os bilhetes para o concerto em Lisboa serão disponibilizados na próximo dia 12 de Maio nos locais habituais.