Hadley Hudson

Festival do Maio. Peaches, Gabriel o Pensador e Sam The Kid com concertos gratuitos no Seixal

A 4ª edição do Festival do Maio, no Parque Urbano do Seixal, vai acontecer nos dias 26 e 27 de Maio para dar palco a vários concertos gratuitos cujo elemento central é o discurso de intervenção. O foco é feito em dois polos fundamentais: a preservação da memória, colocando em palco o legado histórico da música de protesto; e as lutas actuais, dando voz a novos artistas e novos géneros musicais.

No primeiro dia o maior destaque vai para Peaches (na foto), nome de palco de Merrill Nisker associado à irreverência. Recentemente celebrou os vinte anos de The Teaches of Peaches, espectáculo que se pode estender ao Seixal. Também Moullinex promete fazer dançar, num dia que arranca ao som de Prétu, moniker mais recente do rapper anteriormente conhecido por Chullage.

A 27 de Maio é a vez de subir ao palco Gabriel o Pensador, assim como o espectáculo Sam The Kid com Orquestra e Orelha Negra. À semelhança da última edição do Festival do Maio, serão produzidos videopoemas que pontuarão os intervalos entre as actuações, em que artistas de diferentes áreas são convidados a declamar poemas marcantas de cunho interventivo.

A abertura do recinto está previsto para as 19 horas, com o início dos concertos marcado para as 21 horas. O espaço terá também zona de street e as entradas poderão ser feitas pela porta da Mundet, junto ao rio, e pela entrada do Parque Urbano do Seixal junto ao Estádio Municipal do Bravo. A entrada é totalmente livre.