MEO Kalorama. Aphex Twin, Yeah Yeah Yeahs e Siouxsie entre as muitas novidades

O MEO Kalorama deu a conhecer mais do alinhamento para a 2ª edição, que decorre de 31 de Agosto a 2 de Setembro no Parque da Bela Vista, em Lisboa.

O irlandês Richard David James, conhecido pelo seu trabalho idiossincrático nos campos da electrónica enquanto Aphex Twin (na foto), é uma das grandes novidades. Os seus dois álbuns mais recentes, Drukqs e Syro, têm entre eles um intervalo de treze anos, contando-se também já nove desde o lançamento do último. Em palco a figura é bastante diferente, não sendo suportado pelo seu material de estúdio e dissecando no seu estilo muito próprio outras faixas não identificáveis.

De regresso ao activo recentemente – e até com um dos mais aclamados álbuns de 2022 – os nova-iorquinos Yeah Yeah Yeahs regressam a Portugal dezassete anos depois e actuam pela primeira vez na capital. Vão apresentar Cool It Down, mas não deixam de parte do alinhamento temas marcantes de Fever To Tell (2003), Show Your Bones (2006) e It’s Blitz! (2009).

Siouxsie Sioux, veterana que marcou duas décadas do rock com Siouxsie and the Banshees entre os anos 70 e 90, está de regresso aos palcos para celebrar a sua influência imensurável.

As restantes novidades no alinhamento estendem-se à indie pop mutante de Belle & Sebastian, à electrónica transgressora de Arca, à onda punk do hip-hop de slowthai, ao experimentalismo das rimas e batidas de Young Fathers ou ao regresso às origens de M83, que voltou a unir a electrónica e o shoegaze em Fantasy.

A diversidade musical prossegue com a pop de Pabllo Vittar, com as canções acústicas de José González ou a americana gótica de Ethel Cain, a electrónica de Junior Boys, o italo-disco de Nu Genea, os ritmos de funk e jazz de FKJ, o trap de Lil Yachty ou o punk ferveroso de Shame.

Também confirmados estão BK, Charlie Cunningham, CMAT, Eu.Clides, Hause Plants, Holy Nothing, Joesef, Pongo, Scúru Fitchádu, Selma Uamusse, Sen Senra, Silk Nobre, Tamino e Tulipa Ruiz.

Garantida está também a Curadoria Chelas é o Sítio, tal como na primeira edição do festival, e ainda o Panorama, com a pista a cargo de Ben UFO, Budino, Call Super b2b ANZ, Dinamarca, Gazzi, John Talabot, Moxie, Nicolas Lutz, Peach, Phoebe, Tijana T e Violet.

Este anúncio surge depois do inicial, em que confirmou as presenças de Arcade Fire, Florence + The Machine, The Blaze, Foals, Metronomy, Amyl & The Sniffers, Capitão Fausto, Dino D’Santiago e Rita Vian.

Os passes gerais para o MEO Kalorama 2023 encontram-se à venda nos locais habituais pelo valor de 145 euros mais taxas associadas.