O colectivo Wu-Tang Clan, um dos nomes mais lendários e influentes da história do hip-hop, é uma das mais recentes confirmações para o Super Bock Super Rock, que regressa ao Meco entre os dias 13 e 15 de Julho.
RZA, GZA, Method Man, Raekwon, Ghostface Killah, Inspectah Deck, U-God, Masta Killa e Ol’ Dirty Bastard formaram e constituíram o colectivo em 1992, em Nova Iorque. Um ano depois lançaram Enter The Wu-Tang (36 Chambers), considerado por público e crítica como um dos pilares e mais importantes álbuns de hip-hop de todos os tempos. Membros do grupo acabariam por envergar carreiras a solo nos anos seguintes, antes de Wu-Tang Forever em 1997.
O colectivo mantém-se ainda hoje no activo, com Cappadonna a ocupar o lugar de Ol’ Dirty Bastard após o seu falecimento em 2004. O último álbum lançado, Once Upon A Time In Shaolin em 2015, foi alvo de bastante polémica. Limitado a apenas uma cópia e a obra musical mais cara de sempre, foi gravado em segredo durante seis anos e guardado num cofre em Marraquexe. Acabou por ser licitado com o acordo legal de que o álbum não pode ser comercialmente explorado e difundido até 2103, ainda que possa ser tocado em público, com a oferta vencedora a ser de Martin Shkreli, CEO da farmacêutica Turing e acusado de fraude. As coisas eventualmente mudaram de rumo.
O colectivo faz a estreia nacional e sobe ao Palco Super Bock a 14 de Julho, garantido no alinhamento uma travessia pelos temas de Enter The Wu-Tang (36 Chambers) e pelas carreiras a solo de cada um. Partilham, para já, o dia com The 1975, Nile Rodgers & CHIC, Charlotte de Witte e Sampa The Great.
Para além dos nomes mencionados, o Super Bock Super Rock tem também confirmadas as presenças de Franz Ferdinand, Steve Lacy, Father John Misty, James Murphy, Ezra Collective, L’Impératrice, Tomás Wallenstein e Black Country, New Road.
Actualmente o passe geral pode ser adquirido nos locais habituais por 115 euros, à excepção da FNAC, onde os Fã Pack FNAC ainda disponíveis podem ser comprados por 84 euros. O bilhete diário tem o preço situado nos 60 euros até haver novo aumento, em Abril.