Esta semana: Interpol no LAV e no regresso do Courage Club

Na próxima quinta-feira, dia 16, os Interpol dão em Portugal um concerto de sala, algo que não acontece desde 2010. A banda composta por Paul Banks, Daniel Kessler e Sam Fogarino actua no LAV, em Lisboa, no âmbito da digressão europeia de apresentação do mais recente álbum, The Other Side of Make-Believe. Dois dias depois, na programação do Courage Club, a banda volta a tocar em sala, desta vez no CAE São Mamede, em Guimarães.

Formados em 1997 em Nova Iorque, os Interpol contribuíram largamente para o revivalismo do post-punk no virar do milénio e para a explosão da cena indie na cidade, ao lado de nomes como The Strokes ou The National. Em 2002 lançaram o seu álbum de estreia, Turn On The Bright Lights, amplamente bem recebido pela crítica e citado como um dos grandes álbuns do ano e, mais tarde, da década.

O sucesso não se ficou pela estreia, com Antics (2004) e Our Love To Admire (2007) a fazer subir a cotação da banda pelo público, garantindo um maior sucesso comercial. Foi precisamente em 2007 que a banda se estreou em Portugal, surgindo no topo do cartaz do Super Bock Super Rock, meses antes de mostrarem em nome próprio no Coliseu de Lisboa.

Após o lançamento do quarto álbum, homónimo e em 2010, e da saída do baixista Carlos Dengler, a banda um período de hiato, já depois de terem dado em Portugal o seu último concerto de sala até à data, no Campo Pequeno em Lisboa, e actuado no festival Sudoeste em 2011.

El Pintor, em 2014, marcou o regresso aos álbuns e aos palcos. Subiram ao palco do então Optimus Alive nesse mesmo ano, antes de três passagens por cá exclusivas no NOS Primavera Sound, em 2015, 2019 e 2022, onde foram cabeças-de-cartaz.

Com os mais recentes trabalhos, Marauder (2018) e The Other Side of Make-Believe (2002), prepara-se então para se reencontrar com o público português da forma mais intimista do que alguma vez o fez. No LAV, em Lisboa, e no durante o Courage Club, em Guimarães, a banda terá a oportunidade de agarrar o seu próprio público para entoar êxitos do passado e do presente, com a primeira parte dos ‘vizinhos’ Water From Your Eyes, dupla de Brooklyn.

O Courage Club decorre entre os dias 17 e 19 de Fevereiro em várias salas de Guimarães, destacando no seu alinhamento, para além de Interpol, nomes como Dino D’Santiago, David Bruno, Wu-Lu, Mallu Magalhães, Capitão Fausto, MadMadMad, Glockenwise ou A Garota Não, entre outros.

Os bilhetes para ver Interpol em Lisboa e em Guimarães já se encontram esgotados. Para o Courage Club ainda estão disponíveis bilhetes diários para 17 de Fevereiro. O derradeiro dia, 19 de Fevereiro, tem entrada livre.