Alexis Yousla

Ciclo Mundos. De Fevereiro a Maio dá-se o regresso da música intercultural no Teatro da Trindade INATEL

Entre Fevereiro e Maio dá-se a oitava edição do Ciclo Mundos, proposta musical intercultural, intergeracional e universalista no Teatro da Trindade INATEL, em Lisboa.

É desde 2016 que, no âmbito de uma parceria com o Festival Músicas do Mundo de Sines, a Fundação INATEL promove em Lisboa esta iniciativa, numa programação anual que dá espaço à música que se faz pelo mundo.

A primeira temporada do Ciclo Mundos 2023 destaca já, no dia 28 de Fevereiro, a cantautora, compositora e actriz grega Marina Satti. Após estudar música em Atenas e nos Estados Unidos, ganhou distância para perceber e consolidar a sua identidade musical, situando-se num cruzamento entre elementos gregos, árabes e balcânicos, incorporados num contexto urbano e contemporâneo. O primeiro álbum, YENNA, foi editado no ano passado e será assim apresentado no Teatro da Trindade INATEL.

A 21 de Março o Ciclo Mundos promove o concerto de Ary Kueka, autor, compositor e guitarrista natural do Paúl, ilha de Santo Antão, em Cabo Verde. Em 2021 editou o seu próprio disco, Sampadiu, após ter composto músicas gravadas por outros artistas, como Ceuzany ou Mirri Lobo. A música tradicional que propõe navega entre a alegria de uma coladeira e o choro-cantado, misturando com o canto de tabanka ou a energia do Sanjon, vagueando pelas sonoridades das várias ilhas cabo-verdianas.

Já em Maio, dia 2, a dupla catalã Pol Batlle & Rita Payés dá-se à magia da canção partilhada. Pol Battle, cantor e compositor, lançou recentemente Salt Mortal, o seu primeiro trabalho produzido pelo galardoado produtor Juan Berbin. Em palco surge acompanhado pela voz inconfundível de Rita Payés e juntos já protagonizaram o tema “Vida”, evidenciado na plataforma COLORS, canal que já evidenciou artistas como Billie Eilish, Jorja Smith, Mahalia ou Masego, entre tantos outras vozes recentes.

Jacqueline Baghdasaryan, professora de canto de ascendência arménia e bielorrussa, conheceu o multi-instrumentista francês Louis Thomas em Lille e juntos formaram Ladaniva (na foto), projecto de mistura global mas de atracção leste-europeia. De pés assentes no folclore, com passagens aos sons dos Balcãs, ao maloya de Reunião, do reggae jamaicano e ao jazz, é em dupla e com uma fresca abordagem à fusão que se termina a primeira temporada do Ciclo Mundos 2023 a 30 de Maio.

Os bilhetes para os concertos já se encontram disponíveis na BOL e locais habituais associados com o custo unitário de 10 euros.