gnration. Nina Nastasia, Owen Pallett e Mão Morta com Pedro Sousa na programação até Março

O gnration, em Braga, celebra o seu décimo aniversário em 2023 e revelou desvendou alguns dos primeiros nomes para ver no primeiro trimestre do ano.

O programa arranca com um espectáculo audiovisual da britânica Kathy Hinde, apresentando a peça Twittering Machines a 13 de Janeiro, uma semana antes de tricot, o espectáculo que junta os históricos Mão Morta ao irreverente saxofone de Pedro Sousa, numa co-produção com a Culturgest, precisamente um dia depois do mesmo concerto em Lisboa.

Já em Fevereiro, o gnration recebe no dia 11 outro encontro nacional, o dos First Breath After Coma com Noiserv. Um espectáculo conjunto proposto em 2019 pelo festival Bons Sons depois de unidos esforços para o tema “Umbrae”, no segundo disco de First Breath After Coma. A comunhão entre a banda de Leiria e Noiserv estende-se agora novamente aos palcos compostas por três datas apenas, uma delas esta em Braga. Desde 2015 que o gnration desafia também os músicos e bandas locais a construírem novas obras discográficas e espectáculos, partindo de incubação em contexto de residência, para mostrar o que se faz em Braga enquanto «Trabalho de Casa»: dia 18 de Fevereiro cabe à dupla NO!ON apresentar Modified Liberation. A 25 de Fevereiro a sala de Braga recebe o músico italiano Stefano Pilia, acompanhado pelo produtor Adrian Utley, membro dos Portishead, e pela guitarrista Alessandra Novaga para apresentar Spiralis Aurea, o mais recente trabalho do músico sediado em Bolonha.

Nina Nastasia (na foto) assinou Riderless Horse em 2022 e pôs fim a um interregno discográfico de doze anos. O seu sétimo de álbum, entre tantos outros produzidos por Steve Albini, é o primeiro desde a morte do marido Kennan Gudjonsson, com quem atravessou uma longa e abusiva relação. Transmitiu assim à sua folk o testemunho da dor e do luto para doze novas canções a apresentar em Braga a 10 de Março, uma semana antes do concerto de Alex Zhang Hungtai (ex-Dirty Beaches), que regressa à cidade a solo com piano e saxofone. A fechar o trimestre, no dia 24 de Março, os canadianos Owen Pallett e The Hidden Cameras juntam-se numa digressão (com passagem também por Lisboa, Espinho e Viseu) para celebrar os vinte anos de The Smell of Our Own, obra importante para a cena de Toronto no início do milénio.

A restante programação e informações sobre bilhetes podem ser consultados no site do gnration.