Primavera Sound Porto. Blur, Kendrick Lamar, Pet Shop Boys e Rosalía entre os confirmados

O Primavera Sound Porto celebra a sua 10ª edição de 7 a 10 de Junho de 2023 e já desvendou todo o seu alinhamento para o Parque da Cidade. A encabeçar o festival estão nomes como Blur (na foto), Kendrick Lamar, Pet Shop Boys, Rosalía e Halsey.

As várias vertentes do rock gritam presente nesta edição. Os Blur de Damon Albarn, Graham Coxon, Alex James e Dave Rowntree preparam-se para dar os seus primeiros concertos desde 2015, pondo fim ao seu segundo hiato. Os autores de álbuns como Parklife, Blur e 13, entre outros, surgem assim no topo do alinhamento a 10 de Junho. No mesmo dia, outro regresso: os Unwound regressam ao activo, vinte anos depois, com noise rock e post-hardcore de referência e influente, tal como o seu trajecto nos anos 90 que culminou com o lançamento de Leaves Turn Inside You já ao virar o milénio. E como este é o dia dos regressos, há outro: o de Karate, dezassete anos depois.

Há outro regresso ao activo, dois dias antes. The Mars Volta, de Omar Rodríguez-López e Cedric Bixler-Zavala, lançaram o seu primeiro álbum em dez anos, homónimo, e em 2023 somam ainda o vigésimo aniversário do álbum de estreia, De-Loused in the Comatorium. O restante cardápio do rock não se fica por trás: há referências do indie em Built To Spill, My Morning Jacket e Gaz Coombes, noise garantido por Shellac e Gilla Band, voos de new wave e post-punk com Yard Act, The Murder Capital e Nation of Language, a emergência de The Beths e ainda riot grrrl eléctrico de Le Tigre.

Não bastando guitarras, no Primavera Sound Porto vai-se ainda celebrar o punk através da veterania dos lendários Bad Religion, o supergrupo OFF! (que também suspendeu o hiato) e a irreverência de PUP.

O festival mantém a aposta nas rimas e batidas. Foi aqui em 2014 que Kendrick Lamar se estreou em Portugal e agora o seu regresso, a 7 de Junho, faz-se com um peso completamente distinto. É hoje uma das maiores referências do hip-hop contemporâneo e o seu novo álbum, Mr. Morale & The Big Steppers, virou o foco introspectivamente sobre as consequências de ser visto como o messias que nunca pediu ser. Outro nome forte do hip-hop presente no line-up é o de Pusha T, que serve também de inspiração para gerações mais recentes, como os também confirmados Baby Keem, Central Cee, Drain Gang e Rema. Destaque ainda para a confirmação de NxWorries, o projecto que une os esforços de Anderson .Paak e Knxwledge.

Outro contingente marcante no alinhamento é o da pop alternativa ou independente, onde Halsey, St. Vincent de Annie Clark, Bleachers de Jack Antonoff, Self Esteem, Maggie Rogers ou Blondshell se encaixam. Ainda mais na linha alternativa, algures entre a dream pop e o shoegaze, destacam-se as certezas de Alvvays, Japanese Breakfast, Wednesday, Flowerovlove e Terno Rei.

Entre referências a seu espaço e dimensão, o Primavera Sound Porto garantiu os concertos de dois nomes altamente influentes e que prometem espectáculos icónicos: a dança colorida de Pet Shop Boys a 9 de Junho e o legado da reinvenção dos irmãos Mael enquanto Sparks a 10 de Junho. Mas há mais nomes a marcar pela diferença na música contemporânea: o trip-hop ou a electrónica singular de FKA twigs, a soul e o R&B próprios de Arlo Parks, a art pop em glitch de Jockstrap, a fusão de jazz cósmica de The Comet Is Coming, o experimentalismo pop e jazz de Julia Holter e ainda a neo-psychedelia de Yves Tumor.

Mais recentemente o Primavera Sound, tanto o irmão mais velho de Barcelona como este no Porto, têm feito forte aposta nas novas tendências do mundo latino, com Rosalía à cabeça. A autora do recente MOTOMAMI, um dos mais aclamados discos deste ano, volta a apresentar o seu espectáculo ao público português a 8 de Junho. Também Tokischa, Isabella Lovestory, Gazzi e Mora estão em evidência, antecipando os ritmos de reggaeton e neoperreo na cidade invicta. De Portugal, Fumo Ninja, Beatriz Pessoa, Meta_, Unsafe Space Garden, Quadra, Isa Leen e Wolf Manhattan são alguns dos nomes confirmados.

O techno, o house e a electrónica em geral vão fazer-se ouvir de formas distintas, ora em formato clubbing como em celebração aberta, ao som de Darkside de Nicolas Jaar e Dave Harrington, Daphni de Dan Snaith, Fred again.., Jayda G, Marcellus Pittman, UNiiQU3 e os B2B de VTSS com LSDXOXO e de Shannen SP com Joe Cotch.

Os passes gerais para o festival encontram-se agora à venda por 170 euros nos locais habituais, com o bilhete diário a fixar-se nos 70 euros.