Esta semana: A revolução Rosalía com concertos esgotados em Braga e Lisboa

Rosalía, a estrela pop que revolucionou o flamenco, regressa a Portugal no final desta semana para dois concertos já esgotados. A digressão mundial de apresentação de MOTOMAMI tem passagem pela Altice Forum, em Braga, na sexta-feira dia 25, e na Altice Arena, em Lisboa, no domingo dia 27.

MOTOMAMI é o resultado de um intenso processo criativo de três anos, repleto de detalhes e que investe a batida do reggaeton ao minimalismo para uma fusão de estilos e géneros musicais de origem latina. A artista catalã dá-nos um retrato profundamente pessoal, de palavra vincada na juventude feminina, com o reflexo do mundo superficial da pop.

Ao longo das suas dezasseis faixas, o flamenco anda de mãos dadas com o reggaeton, a bachata e o trap, fundações alicerçadas ainda pelas participações de The Weeknd, James Blake e Tokischa e ainda pela produção de nomes como Pharrell e El Guincho.

O álbum, lançado a 18 de Março, foi amplamente aclamado pela crítica e pelo público, sucedendo ao também aclamado El Mal Querer, de 2018. Na semana passada conquistou o Latin Grammy Award de álbum do ano: foram ao todo quatro os gramofones conquistados na 23ª edição da atribuição dos prémios.

Rosalía Vila Tobella nasceu e cresceu perto de Barcelona, evidenciando-se desde cedo pelo seu entusiasmo em cruzar a música folk espanhola com a pop. Em 2017 completou os estudos em musicologia na Escola Superior de Música de Catalunya com o álbum Los Ángeles, em colaboração com Raül Refree, servindo-se de El Mal Querer para o seu bacharelato no ano seguinte. Neste segundo trabalho o flamenco foi reimaginado e misturado com pop e hip-hop, soltando-se fora de portas com singles como “Malamente” ou “Pienso en tu Mirá”. A sua ascensão culmina com o a influência global de MOTOMAMI, suportado por um espectáculo especialmente montado para esta digressão.