Dez concertos para ver no Super Bock em Stock 2022

O Super Bock em Stock regressa ao centro de Lisboa nos dias 25 e 26 de Novembro para se fazer ouvir alguma da melhor música nova e emergente.

O extenso alinhamento do festival divide-se este ano entre o Coliseu dos Recreios, a Estação Ferroviária do Rossio|IP, o Capitólio, o Cinema São Jorge, a Casa do Alentejo, a Sociedade Portuguesa de Geografia, a Garagem EPAL e o habitual autocarro que sobe e desce a Avenida da Liberdade.

Destacamos em baixo dez concertos para ver nesta edição do festival.

#01 Gretel Hänlyn

Influenciada por nomes como Nirvana ou Wolf Alice, a jovem cantora, compositora e guitarrista Gretel Hänlyn (na foto) encontrou na música a sua forma de expressar. Algures entre o grunge, a pop gótica e a melancolia indie, o EP de estreia Slugeye, lançado este ano, revela que esta se trata de uma artista a seguir de perto nos anos que se seguem. Mas antes de faixas como “Drive”, “Apple Juice” e “Motorbike” sejam ainda mais entoadas, será possível conhecê-las em palco no festival, no dia 25 de Novembro, no palco da Sala Manoel de Oliveira, no Cinema São Jorge.

#02 Porridge Radio

A cantautora Dana Margolin é um daqueles talentos geracionais invulgares. Em 2015 deu os seus primeiros passos na música pelo nome de Porridge Radio, mas o projecto solitário estendeu-se a formato de banda mais tarde, com a integração de Georgie Stott (teclas), Josh Harvey (guitarra), Maddie Ryall (baixo) e Sam Yardley (bateria). Depois de uma série de faixas convincentes, a banda lançou o álbum Every Bad em 2020, bem recebido pelo público e pela crítica. Já em 2022 chegou novo disco, Waterslide, Diving Board, Ladder To The Sky, que volta a oferecer um registo brilhante nos campos do indie rock. Ao vivo será no Coliseu dos Recreios, no dia 26 de Novembro.

#03 Ana Moura

O Super Bock em Stock é um festival dedicado à novidade ou à sua consagração e é nesses moldes que Ana Moura irá apresentar o seu novo álbum, Casa Guilhermina. Desde o lançamento de Desfado, em 2012, que a fadista caminha numa direcção de disrupção das normas tradicionais, sem no entanto perder o respeito pelo longo legado que carrega do género. Este novo registo faz a ligação entre a Lisboa das casas de fado e a batida da herança africana, tão espontaneamente ligadas nas ruas da cidade no último par de décadas. O Cineteatro Capitólio irá receber os temas deste registo num ambiente intimista e envolvente, no dia 25 de Novembro.

#04 David Bruno

Algures no tempo podia ter feito o instrumental de um teledisco da Ágata, mas no Último Tango em Mafamude afirmou ser «romântico como o Marante» e «apaixonado tipo Toy». É entre a música popular portuguesa saudosista e o hip-hop que David Bruno tem concentrado a sua carreira a solo recente, pelo que a chegada de uma áudio-novela, Sangue & Mármore, é algo igualmente natural e surpreendente vindo das mãos do gaiense. Somou as participações de Gisela João, Rui Reininho e Marlon Brandão e tem no seu ‘gang’ as guitarradas de Marco Duarte e a presença de António Bandeiras. Musicalmente e conceptualmente distanciou-se do seu Conjunto Corona, mas a verdade é que David Bruno chega ao Super Bock em Stock com um mão-cheia de hinos e ainda convidados no Coliseu dos Recreios no dia 25 de Novembro.

#05 Alfie Templeman

Após uma sequência de vários EPs desde 2017, o benjamim da cena indie britânica tem finalmente o álbum de estreia para apresentar. Mellow Moon é o conjunto de 14 temas que unem a pop, o R&B, o rock, a folk e o jazz, com a produção a passar pelas mãos de nomes como Justin Hayward-Young (The Vaccines) e Thomas McFarland (Jungle). A dois meses de completar os seus 20 anos de idade, sobe ao palco do Super Bock em Stock no Coliseu dos Recreios no dia 25 de Novembro.

#06 Zola Blood

Representantes de alguma da mais interessante música no espectro da indie pop britânica dos últimos anos, os Zola Blood chegam a Lisboa com o muito aguardado segundo álbum, Black Blossom. Foi lançado cinco anos depois da estreia Infinite Games, álbum que colocou nas rádios singles como “The Only Thing” ou “Heartbeat”. O cruzamento com as novas “For The Birds”, “What Matters Now”, “The Way It’s Gone” ou “Bright Eyes” será no palco montado junto à Estação Ferroviária do Rossio|IP, no dia 25 de Novembro.

#07 Sudan Archives

Começou a dar nas vistas enquanto violinista de vanguarda, com recurso a um pedal de loop para colorir as suas performances. Mais recentemente tornou-se beatmaker e a face de uma amálgama de R&B e soul, argumentos apresentados no disco de estreia, Athena, de 2019. Três anos depois apresenta Natural Brown Prom Queen, o seu material mais acessível até à data e a pedir maiores plateias. Será o caso do concerto no Super Bock em Stock, a 26 de Novembro, no Capitólio.

#08 The Clockworks

Os The Clockworks são mais uma prova de que a Irlanda continua a produzir algum do melhor rock. O quarteto de Galway, agora sediado em Londres na ilha vizinha, alimentam a energia do género com inconfundíveis linhas de guitarra sintonizadas com a tradição do post-punk. Em 2022 editaram um EP homónimo, com quatro faixas que abrem o apetite para o eventual álbum de estreia. Quando chegará, não sabemos dizer, mas antes desse potencial passo Lisboa terá a oportunidade de conhecer os The Clockworks ao vivo na Estação Ferroviária do Rossio|IP, no dia 26 de Novembro.

#09 Enola Gay

Na linha de bandas como IDLES, Fontaines D.C. ou Gilla Band, os Enola Gay exploram a raiva contida nas guitarras dissonantes do post-punk. A banda de Belfast não foi impedida de dar os seus primeiros passos durante a pandemia e há um ano editavam o EP Gransha, constituído de temas fortes como “Scrappers”, “Salt” ou “Sofa Surfing”. O punk está longe de morrer. Provas? Recomendamos uma visita à Estação Ferroviária do Rossio|IP, no dia 26 de Novembro.

#10 Ela Minus

A produtora colombiana Gabriela Jimeno usa o alter-ego Ela Minus para assinar a sua electropop, mas foi no punk e no heavy metal que fez a sua escola, passando ainda pelo jazz antes de mergulhar no mundo dos sintetizadores. O primeiro single e fruto de todas estas experiências foi em 2015, “Jamaica”, e os seus talentos levaram-na a editar pela Domino, como é o caso dos EPs Megapunk e They Told Us It Was Hard, But They Were Wrong, ou o álbum Acts of Rebellion, em 2020. Já este ano editou Corazón a meias com DJ Python e promete agitar o Coliseu dos Recreios no dia 25 de Novembro em modo clubbing de forma distinta.

Além dos dez nomes acima mencionados, o Super Bock em Stock 2022 destaca ainda Bala Desejo, Miami Horror, Pluto, Crystal Murray, Céu, Obongjayar, Buzzard Buzzard Buzzard, TV Girl, W.H. Lung, They Hate Change, Willow Kayne ou Algumacena, entre outros.

Autor: Nuno Bernardo