Na próxima semana o Festival do Crato arranca para a sua 36ª edição

O Festival do Crato prepara-se para celebrar, de 23 a 27 de Agosto, a sua 36ª edição enquanto Feira de Artesanato e Gastronomia.

O emblemático evento da vila alentejana, no distrito de Portalegre, volta a ser um ponto de paragem no roteiro familiar e dos festivaleiros. Mantém-se a aposta num cartaz ecléctico, dirigido a todas as gerações. O topo do alinhamento estende-se do post-punk e o shoegaze dos veteranos The Jesus and Mary Chain (na foto) à pop de Jessie J, passando por duas propostas populares e distintas da música brasileira – Gabriel O Pensador (com o convidado Carlão) e Paula Fernandes – e ainda pelas canções de Miguel Araújo, que contará com os convidados especiais Ana Bacalhau, António Zambujo e César Mourão.

Para além dos já mencionados, o Festival do Crato destaca ainda no seu cartaz nomes como Matias Damásio, Bárbara Tinoco (com Carolina de Deus e Nena), Amor Electro, Dillaz, Dino D’Santiago, Nenny, Maninho, St. Lundi, Chico da Tina ou The Happy Mess. A somar a esta programação estão ainda os after hours com diversos DJs, como Vini Vici, Diego Miranda, Ana Isabel Arroja, Wilson Honrado, Rob Willow, Nuno Luz e Matcho. A divisão diária do cartaz pode ser consultada.

Para além dos espectáculos no palco principal, a já bem conhecida Feira de Artesanato e Gastronomia há muito que faz deste evento uma referência entre os eventos do género. Trata-se de uma zona de acesso livre, que oferece aos visitantes o melhor dos produtos regionais, onde marcam presença as numerosas iguarias e petiscos da comida tradicional alentejana e uma selecção do melhor artesanato do concelho do Crato e do país. Aqui fica também situado o palco secundário do festival, onde o público terá acesso gratuito e poderá desfrutar de espectáculos diários de raiz cultural: folclore, cante alentejano, fado, entre outros, têm lugar especial e de destaque neste espaço.

Foi desenvolvida uma rede especial de transportes, com descontos de 25% na Rede Expressos na compra de bilhete de ida e volta de qualquer ponto do país para o Crato para viagens realizadas entre o dia 21 e 29 de Agosto, sendo necessário apresentar o bilhete ou passe do festival no momento do embarque. Para além disso, para maior comodidade e segurança para os que se vão deslocar ao Crato nos dias do festival, é aconselhada a utilização de oito circuitos que a Rodoviária do Alentejo, em parceria com o Festival do Crato, dispõe.

O Festival do Crato terá uma zona de camping ocasional, a cerca de 400 metros do recinto, com amplas áreas de sombra, mais comodidades e reforço de segurança com sistema de videovigilância. Foi também criada uma zona reservada para fogareiros, lava-loiças, carregamentos de telemóveis e WC/duche para pessoas com mobilidade reduzida. O público, portador do passe de 5 dias com campismo, terá ainda acesso, 24 horas por dia, a áreas de chuveiros (indoor e outdoor), sanitários e uma área de refeitório ao ar livre.

Os bilhetes diários e os passes de 5 dias estão à venda nos locais habituais. O preço do bilhete diário é de 15 euros para os dias 23, 24 e 25 de Agosto e de 20 euros para 26 e 27 de Agosto. Os passes de 5 dias sem e com campismo custam 55 e 70 euros, respectivamente.