Philip Glass, Caterina Barbieiri e Surma nas novidades da agenda da Culturgest

A Culturgest avançou com mais novidades para agenda da temporada 2022/23 de teatro, exposições, conferências, cinema e projectos de participação, mas é na programação musical que mantemos as atenções. Essa é inaugurada por um concerto previamente anunciado, com um encontro entre o MC brasileiro Rodrigo Brandão e a Sun Ra Arkestra, liderada por Marshall Allen, juntamente com seus companheiros de banda e nomes do jazz nacional, a 23 de Setembro.

Depois de aberta a temporada, a Culturgest irá receber, a 19 de Outubro, Circuit des Yeux, outro concerto também já conhecido da sua agenda, que servirá para Haley Fohr apresentar -io, o mais recente álbum, em Lisboa. Já em Novembro, no dia 2, a italiana Caterina Barbieri apresenta o novíssimo álbum Spirit Exit, novo capítulo de electrónica minimal e hipnotizante. Já a 23 de Novembro, é a vez da norueguesa Jenny Hval mostrar os temas do seu mais recente lançamento, Classic Objects, tal como já nos tinham feito chegar.

Novidade a 26 de Novembro, com “Einstein On The Beach”, uma produção pioneira do percurso de Philip Glass (na foto) e Robert Wilson. Esta ópera escrita em 1975, cuja duração supera as 3 horas, gravita de forma livre sobre Albert Einstein com três actos dedicados à teoria da relatividade, à criação da bomba atómica e à sua visão revolucionária do universo.

A 17 de Dezembro, Surma apresenta a primeira série de concertos de Alla acompanhada por Pedro Melo Alves e João Hasselberg, com um espectáculo especial, pensado e desenhado exclusivamente para o palco da Culturgest. Já em 2023, a 19 de Janeiro, os Mão Morta juntam-se ao saxofonista Pedro Sousa para interpretarem Tricot, disco lançado este ano.