Ciclo Máquina de Gelados leva Fatoumata Diawara e Letrux ao Theatro Circo

O Ciclo Máquina de Gelados preenche a programação do Theatro Circo, em Braga, com concertos todas as sextas-feiras de Agosto.

No dia 5 de Agosto, a escritora, cantora, compositora e actriz Letrux inaugura a programação do ciclo. Um dos nomes a destacar no cenário da música independente e contemporânea do Brasil traz o seu novo trabalho, Aos Prantos, editado em 2020 e sucessor do aclamado Em Noite de Climão.

Uma semana depois, dia 12, os Fogo Fogo apresentam ao vivo o seu novo álbum Fladu Fla, editado no final de 2021. A banda portuguesa une elementos de funaná às formações clássicas de pop rock, de funk ou reggae dos anos 60 e 70, transportando ainda o rock psicadélico e o dub de outrora aos dias de hoje.

No dia 19 de Agosto, a cantora, compositora, guitarrista e actriz maliana Fatoumata Diawara (na foto) apresentará o seu segundo álbum a solo, intitulado Fenfo. A sua música, baseada no wassoulou tradicional, soma diversas colaborações, emprestando a sua voz a temas de Herbie Hancock e, mais recentemente, Disclosure e Gorillaz.

A última noite do ciclo, a 26 de Agosto, acolhe a nova estrela do kuduro, Pongo, actualmente em digressão internacional de promoção do seu primeiro álbum a solo, Sakidila. Natural de Angola, Pongo cedo trouxe para Portugal, ainda na sua infância, as vivências onde a música e a dança estiveram sempre presentes. Kuduro, zouk antilhano, semba, entre outras sonoridades, não demoraram a ser notadas, dando a voz a “Kalemba (Wegue Wegue)” dos Buraka Som Sistema em 2008.

O ciclo Máquina de Gelados já tem bilhetes à venda na rede Bilheteira Online.