A 38ª edição do festival da Gulbenkian, o Jazz em Agosto, decorrerá de 30 de Julho a 7 de Agosto e destaca no seu programa a música do contingente norte-americano, oriundo de Chicago e Nova Iorque, a que se junta o mais criativo jazz produzido em Lisboa.
Sob a chancela da editora International Anthem, referência do jazz mais vanguardista de Chicago, apresenta-se Irreversible Entanglements, um colectivo focado na liberdade e na justiça social; o projecto conjunto da flautista Nicole Mitchell e da poeta, música e activista Moor Mother; o supergrupo Rob Mazurek Exploding Star Orchestra, que reúne músicos ligados às novas correntes do jazz; o duo Anteloper de Jaimie Branch e Jason Nazary e ainda o Black Monument Ensemble de Damon Locks, onde se destaca a clarinetista Angel Bat Dawid.
De Nova Iorque, destaque para o projecto Seven Storey Mountain VI do trompetista Nate Wooley, um espectáculo singular e próximo da música litúrgica, inspirado na autobiografia do monge e escritor Thomas Merton; os guitarristas Tashi Dorji e Ava Mendoza para concertos a solo; conjunto do baterista Chris Corsano com o guitarrista Bill Orcutt; o Borderlands Trio de Stephen Crump, Kris Davis e Eric McPhearson e ainda uma inesperada aliança entre o fagote e piano com Sara Shoenbeck e Matt Mitchell. A representação de Nova Iorque encerra com um nome incontornável do jazz da cidade: John Zorn (na foto), compulsivo e genial criador, regressa ao Jazz em Agosto com o seu New Masada Quartet, contando no alinhamento com o seu baterista de longa data Kenny Wollesen, o baixista Jorge Roeder e o guitarrista Julian Lage.
Haverá ainda escala em Londres, de onde chega o colectivo أحمد [ahmed], de Pat Thomas, Joel Grip, Antonin Gerbal e Seymour Wright, que recupera a obra de Ahmed Abdul-Malik num concerto de free jazz. A representação nacional estará a cargo de Turquoise Dream, quarteto com o violinista Carlos “Zíngaro”, a pianista Marta Warelis, a violoncelista Helena Espvall e o guitarrista Marcelo dos Reis; dos Voltaic Trio de Luís Guerreiro, Jorge Nuno e João Valinho; o duo constituído pelo percussionista Pedro Carneiro e o pianista Rodrigo Pinheiro, que apresenta Kinetic Études; e ainda o octecto João Lencastre’s Communion, que reúne nomes de vulto da cena jazzística portuguesa como Albert Cirera, Ricardo Toscano, Benny Lackner, André Fernandes, Pedro Branco, João Hasselberg e Nelson Cascais.
Os bilhetes para o Jazz em Agosto já se encontram disponíveis, com o preço por concerto a variar entre os 5 e os 20 euros. Há ainda dois passes disponíveis: um passe para todos os concertos do anfiteatro ao ar livre por 90 euros, enquanto o outro se destina a todos os concertos do auditório 2 pelo valor de 15 euros.