Arcade Fire apresentam o novo álbum “WE” em dois concertos no Campo Pequeno

Os canadianos Arcade Fire estão de regresso a Lisboa para dois concertos. WE, o sexto álbum da banda, foi lançado precisamente hoje e será apresentado em dose dupla, nos dias 22 e 23 de Setembro, no Campo Pequeno.

O anúncio da tour mundial de Arcade Fire coincide assim com o dia do lançamento do novo álbum, muito aguardado após a recepção aos singles “The Lightning I, II” e “Unconditional I (Lookout Kid)”, primeiros indicadores para o sucessor de Everything Now, álbum editado em 2017.

É preciso no entanto recuar a 2004 para começar a contar a história de sucesso dos Arcade Fire, tanto do lado da crítica como do público. Funeral, o álbum de estreia e um dos incontornáveis da primeira década do século XXI, dobrou-se em elogios em palco e o sucessor Neon Bible foi só uma extensão natural de uma banda apontada rapidamente aos grandes palcos e aos altos voos. O sucesso global chegou com The Suburbs, lançado em 2010, que lhes valeu diversas distinções, incluindo o Grammy Award de melhor álbum do ano e o Polaris Music Prize em 2011. Em 2013 a banda lançou Reflektor e estiveram a cargo da banda sonora do filme Her, para o frontman Win Butler e Owen Pallett foram nomeados para o Oscar de melhor banda sonora original em 2014.

Os Arcade Fire são actualmente Win Butler, Régine Chassagne, Richard Reed Parry, Tim Kingsbury e Jeremy Gara, evidenciando-se a saída de Will Butler, irmão do vocalista, no final do ano passado. Da banda ao vivo fazem ainda parte a violinista Sarah Neufeld, membro integrante entre 2003 e 2013, assim como Tiwill Duprate, Stuart Bogie, Paul Beaubrun e ainda Dan Boeckner, dos Wolf Parade, preenchendo em palco a vaga deixada por Will Butler.

A primeira parte dos concertos estará a cargo da convidada especial e conterrânea Feist. Na expectativa da chegada de um novo álbum, o trabalho mais recente continua a ser Pleasure, de 2017. Antes disso, diversos sucessos comerciais e na crítica, como o caso de Let It Die (2004), The Reminder (2007) e Metals (2011). Para além do percurso a solo, de mencionar ainda a sua participação na banda Broken Social Scene ou a colaboração num split com Mastodon.

Os bilhetes serão colocados à venda no próximo dia 13 de Maio, às 10h00, nos locais habituais, com o valor a ir dos 40 aos 143 euros. Os Arcade Fire, em parceria com PLUS 1, irá doar 1 euro por cada bilhete vendido à fundação KANPE, que dá apoio às comunidades mais vulneráveis do Haiti.