O Impulso regressa às Caldas da Rainha de 23 a 25 de Junho, numa edição ao ar livre e que conta pela primeira vez um palco móvel, com um autocarro que levará música à cidade durante três dias.
Depois das primeiras edições em 2018 e 2019, o Impulso esteve sujeito a diversas alterações ditadas pela pandemia nos dois anos seguintes. Em 2022 há um formato renovado que permite percorrer diversos espectros sonoros, mas com foco na electrónica e na dança, mas sem deixar de parte o cunho do rock.
Mão Morta, Conjunto Corona (na foto), Nídia, Branko, Fogo Fogo, Tomasa del Real e Virgen María são algumas das apresentações em destaque de um cartaz diverso que se estende ainda a Club Makumba, Clothilde, Scúru Fitchádu, Aires, BLEID ou Maria Reis.
O cartaz, divulgado na íntegra, inclui também as estreias nacionais dos madrilenos VVV [Trippin’ You] e da escocesa TAAHLIAH, tal como o regresso de Pluto, que junta Manel Cruz, Peixe, Eduardo Silva e Ruça numa das raras datas agendadas pela banda do Porto.
O evento aponta à necessidade de «fortalecer a simbiose com a cidade convertendo-a num espaço de encontro entre a música, os seus lugares históricos e culturais e a comunidade de estudantes e artistas locais», segundo a organização, e acontecerá sobretudo no Parque D. Carlos I. Para além do palco móvel, haverá um novo palco para concertos a acontecer durante a tarde, uma zona dedicada à exposição de trabalhos realizados pelos alunos da ESAD.CR e um espaço de clubbing repensado e dimensionado para a programação do Impulso deste ano.
A mencionada programação da tarde contará com a parceria do Grémio Caldense, que se traduz num ciclo musical onde se destacam o duo O Gringo Sou EU, a estreia nacional do baterista americano NAH e o primeiro concerto da dupla rally fantasia. Em comunicado o Impulso avança uma nova parceria com a Omnichord Records, que em conjunto com o festival levará vários artistas a actuar em escolas primárias. Mantém-se ainda a parceria com o DocLisboa.
Brevemente serão ainda anunciadas quatro sessões de warm-up Impulso 2022, a acontecer em Lisboa, Porto, Leiria e Caldas da Rainha. O Impulso é organizado pela Associação Impulso, uma cooperação entre o município das Caldas da Rainha e a ESAD.CR.
Os bilhetes para o Impulso 2022 já estão disponíveis online, com o passe de três a custar 40 euros em pré-venda (aumentando para 50 euros depois do final de Abril) e o bilhete diário fixado nos 20 euros.