OUT.RA revela programação para Março e Abril

A OUT.RA – Associação Cultural revelou a sua programação para os meses de Março e Abril, com duas salas do Barreiro a receberem concertos de jazz, música electrónica e improvisação, assim como uma conversa sobre a voz no contexto da resistência política.

A 11 de Março dá-se a estreia barreirense do quarteto transatlântico Humanization 4tet, do guitarrista Luís Lopes, acompanhado pelo saxofone de Rodrigo Amado e o contrabaixo e a bateria dos texanos Aaron e Stefan Gonzalez. Fogo do free jazz, melodia do bop e energia do punk num concerto que marca o regresso da programação da OUT.RA a uma sala emblemática da cidade, o antigo Be Jazz Café agora com nova gerência e com o nome Sala 6.

Uma semana depois, no dia 18, a Biblioteca Municipal do Barreiro recebe dois regressos: Clothilde (na foto), mestre das arquitecturas sónicas modulares e das paisagens sonoras criadas com a parede de sintetizadores feitos à mão pelo músico Hobo, de retorno após actuações no OUT.FEST em 2018 e 2019; e João Silva, o trompetista que há dois anos actuou na cidade numa noite especial dedicada à editora Creative Sources.

Em Abril há nova dose dupla de música criativa. Dia 15 a Sala 6 volta a dar palco à OUT.RA para o encontro entre dois pontas de lança do jazz português, Ricardo Toscano & Gabriel Ferrandini, num duo pleno de lirismo e fúria entre saxofone poético e bateria infinita. A terminar no dia 29 de Abril e novamente na Biblioteca Municipal, há noite de improvisação livre com a estreia barreirense da belga Farida Amadou, nome de destaque das novas músicas europeias que redefine o papel e o potencial do baixo eléctrico, e o local Fernando Ramalho, que promete também desafiar as potencialidades da guitarra.

Os bilhetes para estas quatro noites já podem ser adquiridos online via Bilheteira Online ou presencialmente nas lojas habituais associadas.

Para além destes concertos, a 5 de Março haverá também na Biblioteca Municipal um momento público do trabalho desenvolvido por uma das bolseiras OUT.RA em 2021. Vera Marques, aka Puçanga, é a anfitriã de novas “Vozes Plurais”, um ciclo de conversas abertas ao público sobre a potência afectiva e política da voz nas suas várias manifestações, seja na música, na oralidade ou na escrita. Os convidados para este encontro são os históricos militantes anti-fascistas Helena Pato e Álvaro Monteiro. A entrada é livre.