No Age, 700 Bliss, Steve Gunn e Kara-Lis Coverdale, entre outros, na reentrée da Galeria Zé dos Bois

A lisboeta ZDB anunciou a sua programação pós-silly season e indica ao palco do seu “aquário” nomes que se juntam aos previamente anunciados Ryley Walker, a 22 de Novembro, e a Kikagaku Moyo, a 3 de Dezembro.

700 Bliss, duo de Filadélfia que une a poesia de Moor Mother aos beats da produtora DJ Haram, assim como Kara-Lis Coverdale, nome grande da electrónica contemporânea, e Van Ayres, depois da sua passagem tumultuosa no mesmo espaço um ano antes, são reunidos para uma sessão apenas na ZDB a 5 de Setembro. Três dias depois, a 8, Filipe Sambado & Os Acompanhantes de Luxo projectam-se a uma ode musical dividida em duas partes – primeiro temas dos diversos projectos da banda, como Primeira Dama, Alek Rein ou C de Crochê, e depois perseguindo o reportório próprio com novo disco. No dia 9, logo a seguir, o cavo-verdiano Remna apresentará a sua música a solo pela primeira vez em Lisboa e traz consigo as convidadas Sara Tavares e Tété Alhinho.

Dia 11 de Setembro é dia de cometer excessos no rock. Os No Age (na foto) vão apresentar Snares Like A Haircut, editado este ano através da Drag City, fazendo-se acompanhar pela primeira parte dos britânicos Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs e dos portugueses Sun Blossoms. Dia 13 a espanhola JASSS vai apresentar o trabalho desenvolvido em residência artística na ZDB em colaboração com o Matadero Madrid, com foco na experimentação de som e de espaços para uma performance audiovisual. Já a 14 e 15 de Setembro a ZDB dedica dois dias a Lean Left, super-grupo de Ken Vandermark, Terrie Ex, Andy Moor e Paal Nilssen-Love.

Durante o mês de Setembro a ZDB acolhe ainda a estreia nacional do duo formado pelo guitarrista Steve Gunn e o baterista John Truscinski, a 19 de Setembro, e no dia 28 escutar-se-á Volume VI – The Sun Rises In Your Tummy & Other Christmas Illuminations, o novo álbum de Filipe Felizardo & The Things Previous. O mês termina com a apresentação de Punk Academics, o novo disco de Cave Story, no dia 29.

Para Outubro a fasquia mantém-se alta com FIRE!, no dia 5, naquela que será a estreia na ZDB da super-banda liderada pelo saxofonista Mats Gustafsson com Johan Berthling e Andreas Werlin. Dia 17 é a vez do produtor de techno Tzusing se estrear em Portugal e no dia 24 o melhor da folk chega com Meg Baird & Mary Lattimore, que interrompem a sua tour com Kurt Vile para esta actuação. Finalmente, no dia 26 de Outubro, a folk prossegue com Olden Yolk, o novo projecto de Shane Butler com Caity Shaffer.