FMM Sines. As primeiras confirmações respondem no feminino

O Festival de Músicas do Mundo de Sines, ou simplesmente FMM Sines, regressa a Porto Covo e a Sines de 21 a 29 de Julho para mais de uma semana de música vinda dos quatro cantos do mundo. Assim o é há muito tempo e a integridade de um festival que celebra a troca de culturas e ideias tão puras continua a ser um motivo forte para considerar uma viagem àquele canto da costa vicentina no verão. E agora ainda mais com as primeiras certezas para 2017.

Nove confirmações, todas no feminino. Fatoumata Diawara & Hindi Zahra (esta segunda, na foto) vão constituir um dos concertos obrigatórios desta edição para além de já formarem um interessantíssimo encontro da nova geração da diáspora africana. Fatoumata é costa-marfinense e descendente de malianos e Hindi é marroquina de origens berberes e tuaregues, mas as cantoras e actrizes conheceram-se em Paris e fundem as suas canções para as mostrar ao mundo. E não bastava esta dupla, também a Oumou Sangaré, uma das vozes maiores da música africana, é uma certeza e regressa a Sines para o lançamento e apresentação de Mogoya, o seu primeiro álbum em oito anos.

Sines será também destino para a música alternativa proveniente de Istambul com Gaye Su Akyol. Art rock com melodias da Anatólia, influências gregas e inspirações do rock psicadélico podem fazer o ideal cartão de visita para mostrar Hologram Imparatorlugu. Geograficamente não muito distante, Savinna Yannatou é representante do Mediterrâneo como grande território cultural e chega a Sines com o grupo Primavera en Salonico para o repertório de Music of Thessaloniki, editado em 2015.

A redescoberta do Haiti a partir de Nova Orleães de Leyla McCalla, a inovação folk da galega Mercedes Peón, o património do fado na grande voz da portuguesa Cristina Branco, a dança da brasileira Tulipa Ruiz (vencedora de um Grammy Latino para melhor álbum pop 2015 com Dancê) e o vulcão cabo-verdiano Lura são outros nomes já adiantados para o FMM Sines.