Cancer Bats @ RCA Club, 6/9/2015

Cancer Bats, nome do hardcore punk que gosta de vestir as roupas do rock sulista e do sludge a partir de Toronto, tem vindo a destilar, desde 2004, algum do mais interesse material do seu estilo. Desde os tempos em que desistiram de At The Mercy Of Inspiration que Liam Cormier e Scott Middleton procuravam um equilíbrio entre os seus gostos musicais para formar uma banda – de Entombed a Black Flag a distância não pareceu muita – e Birthing The Giant foi o primeiro resultado de longa-duração palpável.

A partir de Hail Destroyer, de 2008, ano da sua estreia em Portugal, a banda começou a ganhar o seu devido reconhecimento, com as nomeações para os Juno Awards, os Grammy canadianos, a chegar a cada disco. Dead Set On Living mereceu dupla visita a Lisboa, a primeira em nome próprio no Santiago Alquimista e a segunda como primeira parte de Enter Shikari, no Armazém F.

O regresso a Portugal fez-se agora para apresentar Searching For Zero, álbum lançado em Março de 2015 pela BMG. De uma data dupla – primeiro no Hard Club (Porto) e depois no RCA Club (Lisboa) – temos uma reportagem da segunda data, numa noite em que actuaram também os espanhóis Wilderness e os nacionais Primal Attack e Dollar Llama. As galerias fotográficas são da autoria de Tomás Lisboa.

Dollar Llama

 

Primal Attack

 

Wilderness

 

Cancer Bats