Ainda se lembram dos Wintersun? Já lá vão 6 anos desde o seu álbum de estreia homónimo e o sucessor, Time, está silenciosamente na forja desde então. A banda não tem dado notícias de vida e muitos já consideram os sucessivos adiamentos do lançamento do álbum ridículos. Aqui fica, finalmente, uma actualização da banda, na voz do baterista Kai Hahto. Uma actualização algo queixosa e inconsistente, mas apesar de tudo, novidades:
Olá a todos! Já se passou algum tempo.
Tenho estado a trabalhar intensamente nas orquestrações e sintetizações e posso finalmente dizer que me sinto bastante confiante em acabar esta longa e penosa tarefa pelo Natal. Por isso, em princípio por volta do final de Dezembro, posso finalmente começar a misturar o álbum. Ainda tenho algumas partes vocais inacabadas, mas irei cantá-las enquanto faço a mistura.
O único problema em relação à mistura é que o meu computador actual simplesmente não consegue aguentar este projectos insanamente grandes. E o outro problema é que eu não tenho dinheiro para um novo equipamento. Por isso, falámos com a nossa editora e eles concordaram em dar-nos um adiantamento para comprar um computador mais potente, mas só se concordarmos em tocar alguns concertos e mostrar às pessoas que os Wintersun ainda existem. Por isso, depois de pesar cuidadosamente todas as diferentes possibilidades, achamos que temos que dar estes concertos para ajudar a que o álbum fique completo.
Os concertos serão, para já: Metalfest (3 concertos: Suíça, Áustria e Alemanha) e Metalcamp (1 concerto).
Há muito trabalho e preparação a fazer para estes espectáculos, porque também temos que actualizar o nosso equipamento ao vivo, superar dificuldades técnicas e, claro, ensaiar as músicas. Isto irá quase de certeza afectar negativamente a data de mistura, por isso não posso dar nenhuma previsão para isso ainda. Preciso também de testar o novo computador primeiro e ver como ele lida com estes projectos. O software ainda não é de 64-bit, por isso o limite de 4GB RAM poderá constituir também problema para a mistura, uma vez que estes projectos usam cerca de 3GB sem quaisquer plugins. Mas farei o meu melhor para ultrapassar este desafio o mais depressa possível.
E não se preocupem, estes concertos não serão com toda a certeza cancelados. Por isso estamos à vossa espera, vê-mo-nos nos concertos pessoal! Quem sabe, talvez até toquemos um novo riff… Quero dizer, uma nova música!