Vocalista dos Behemoth pode vir a ser preso

Segundo os sites polacos Interia.pl e GazetaPrawna.pl, o vocalista/guitarrista Adam “Nergal” Darski, dos Behemoth, foi esta segunda-feira detido formalmente devido a alegados insultos à Igreja Católica.

Citando o site Blabbermouth, Nergal fez várias manchetes no seu país (Polónia) em Setembro de 2007 quando o mesmo criticou o Catolicismo como o “culto mais assassino do planeta”, durante um concerto dos Behemoth em Gnydia, desfazendo uma cópia da bíblia em pleno palco – o vídeo pode ser visto aqui.

Após o incidente, Ryszard Nowak, mente de um comité polaco pela defesa contra seitas, processou a banda por promover o Satanismo. Apesar de um perito em questões religiosas ter condenado o acto em tribunal devido ao mesmo ter sido uma ofensa aos sentimentos religiosos de alguém (que é considerado crime na Polónia), o caso foi arquivado porque mais ninguém, excepto Ryszard Nowak, acusou os Behemoth de insultos às suas crenças religiosas.  Na lei polaca deve haver pelo menos duas queixas formais antes de se avançar para uma detenção. A última queixa foi feita em 2008 e recentemente muitas outras queixas foram arquivadas.

De acordo com o site Metal As Fuck, na primeira audiência, sob atenção da Igreja Católica, Nergal declarou que o acto faz parte da sua licença artística e não foi suposto ofender as crenças de quem quer que fosse. No entanto, um perito em história religiosa e estudos da Universidade de Jagellonian, em Cracóvia, declarou que cada cópia da bíblia é considerada um ícone religioso.

Não havia nenhum julgamento determinado contra Nergal, mas agora que uma segunda queixa foi arquivada a questão será ouvida em tribunal. Se considerado culpado, Nergal pode ser condenado até dois anos de prisão.