A segunda edição do festival MIMO aproxima-se cada vez mais. Será já nos dias 21 a 23 de Julho que o festival irá colocar em Amarante artistas de renome internacional e nacional, contando ainda com uma panóplia de actividades que vão desde o cinema e educação a poesia.

A juntarem-se aos já anunciados Herbie Hancock, Nação Zumbi e Céu, Manel Cruz e Richard Bona & Mandekan Cubano, vêm-se agora confirmados o brasileiro Rodrigo Amarante (na foto), os tuaregues Tinariwen, Ala.Ni, a cantora londrina de origem caribenha e considerada por muitos como uma revelação na música europeia, o titã do ethio-jazz Girma Béyéné e o quinteto parisiense Akalé Wubé num concerto em conjunto, a baterista e compositora francesa Anne Paceo, Hamilton de Holanda & O Baile do Almeidinha num concerto com Mayra Andrade como convidada especial, e ainda aquele que é um dos nomes mais inovadores e irreverentes da MPB, Jards Macalé. Do foro nacional, temos Ricardo Ribeiro, Três Tristes Tigres, Filipe Raposo e o Quarteto Arabesco com Pedro Jóia e o Coro da Câmara de Lisboa.

Mas tal como referimos no inicio, não é só de música que é feita esta edição do MIMO. Haverá ainda tempo para a sétima arte, com a estreia em Portugal de Chico Science – Um Caranguejo Elétrico, de José Eduardo Miglioli, e também Vinicius de Moraes – Um Rapaz de Família, de Suzana Moraes, Tim Maia, de Mauro Lima, Mudar de Vida: José Mário Branco, Vida e Obra, de Nelson Guerreiro e Pedro Fidalgo e I Love My Label – Discotexas, de António Sabino, Pedro Gonçalves e Igor Martins.

Como parte do Programa Educativo teremos workshops das acima mencionadas Anne Paceo e Ala.Ni, e também de Rafael dos Anjos, havendo ainda tempo para o Fórum de Ideias com palestras de Manel Cruz, Nação Zumbi, Ricardo Ribeiro e Jards Macalé. Do lado da poesia haverá textos de poetisas de todo o mundo como a nossa Sophia de Mello Breyner Andresen, a brasileira Ana Cristina César, a russa Marina Tsvietáieva, a norte-americana Emily Dickinson, a grega Safo e a indiana Rupi Kaur. Haverá ainda um Roteiro Cultural Guiado, que visita a história, tradição e natureza da cidade de Amarante. De notar que as actividades do Programa Educativo e do Fórum de Ideias requerem uma inscrição prévia devido à limitação dos espaços onde se irão se realizar. As inscrições deverão ser feitas através do site do festival, aqui. E já dissemos que o acesso a todo o festival é gratuito?

Leave a Reply

Your email address will not be published.