Ana Ribeiro (Grifus)

Primavera Sound Porto revela alinhamento diário

Já há quase um mês que é conhecido o cartaz do Primavera Sound Porto 2026 e ficou-se agora a conhecer a sua distribuição diária, tendo assim todos os planos para o Parque da Cidade do Porto entre os dias 11 e 14 de Junho.

O primeiro dia do festival é encabeçado por The xx. A banda de Romy, Oliver Sim e Jamie xx regressa ao Primavera Sound Porto após catorze anos e termina também um hiato de oito anos afastados dos palcos. Em destaque no alinhamento vai estar o disco de estreia homónimo editado em 2009.  Neste 11 de Junho destacam-se também ‘a letras gordas’ os nomes de Big Thief, Ethel Cain, KNEECAP, Oklou, rusowsky e Nation of Language. O restante cartaz do dia, a ser distribuído por quatro palcos, é composto por Agriculture, Capicua, emmy Curl, Gelli Haha, Inês Marques Lucas, The New Eves, Ninajirachi, PAUS, Texas Is The Reason e Vaiapraia.

O 12 de Junho tem Gorillaz à cabeça. Damon Albarn e companhia também regressam ao festival volvidos quatro anos e com The Mountain como novo lançamento a apresentar. Em grande destaque vão estar os concertos de Slowdive, Viagra Boys, Bad Gyal, Panda Bear e Black Country, New Road num dia bastante diverso que se estende às actuações de Annahstasia, Baxter Dury, Bestia Bebé, Buscabulla, Gisela João, Joey Valence & Brae, Mari Froes, mark william lewis, Melt-Banana, Rita Vian e Water From Your Eyes.

O sábado e derradeiro dia do corpo principal do Primavera Sound Porto 2026, a 13 de Junho, coloca os históricos Massive Attack no centro das atenções, precisamente num ano em que a banda promete nova música. O dia será também marcado pelos espectáculos de Amaarae, Dijon, fakemink, IDLES, JADE, Sudan Archives e Yard Act, sem deixar de passar por Aiko el grupo, Criolo, Amaro & Dino, Duquesa, Model/Actriz, MxGPU (Moullinex & GPU Panic), NAPA, Smerz, The Sophs e Triángulo de Amor Bizarro.

O dia ‘extra’, a 14 de Junho e dedicado à música electrónica, contará com Peggy Gou, Dixon, Xinobi e SuM.

O passe geral, que dá acesso aos quatro dias do Primavera Sound Porto, está disponível a partir dos 180 euros. Já os bilhetes diários para 11, 12 e 13 de Junho custam a partir de 75 euros, com o 14 de Junho desde 40 euros. Existem ainda bilhetes diários e passes gerais VIP, tudo disponível na plataforma Fever.