O SonicBlast avançou 22 nomes no seu primeiro lote de confirmações para a edição de 2026, acontecer entre os dias 6 e 8 de Agosto (e com warm-up dia 5) na Praia da Duna dos Caldeirões, em Âncora. Nesse lote figuram nomes como Kylesa (na foto), Turbonegro, Chat Pile, Deafheaven ou High On Fire.
É preciso recuar a 2014 para recordar o último concerto de Kylesa em solo português. Muito aconteceu desde então: a banda lançou Exhausting Fire em 2015 e entrou em hiato em 2016, só regressando aos palcos em 2025 para o Roadburn Festival. As datas de regresso estendem-se ao próximo ano, sendo um dos trunfos deste SonicBlast para se ouvirem os temas de álbuns como Time Will Fuse Its Worth, Static Tensions ou Spiral Shadow.
Também os noruegueses Turbonegro há muito que não tocam em Portugal. Foi em 2007 a última vez que por cá passaram, enquanto primeira parte de Marilyn Manson no então denominado Pavilhão Atlântico. A histórica banda de deathpunk destaca-se também num alinhamento que inclui bandas que nos visitaram recentemente, como é o caso de Chat Pile, Deafheaven ou Elder. Já os High On Fire de Matt Pike serão sempre incontornáveis num festival que promove as sonoridades psicadélicas do stoner e do sludge – a banda actuou no festival em 2024, constituindo assim um retorno a uma casa que já conhecem.
A anotar também neste primeiro lote o hardcore punk de The Casualties, a celebração dos 15 anos de Satanic Royalty do speed metal de Midnight, o garage psicadélico de Frankie and the Witch Fingers, o dance punk de Snapped Ankles, que este ano lançaram Hard Times Furious Dancing, ou ainda a dupla electroclash ADULT. para se trocarem as guitarras por sintetizadores.
O primeiro anúncio do SonicBlast 2026 é finalizado com Conan, Dead Meadow, Early Moods, Goya, Hög, Levitation Room, Margarita Witch Cult, N8NOFACE, Necrot, Primitive Ring e Ungraven. Os passes gerais podem ser adquiridos na rede BOL e locais habituais por 100 euros.

