O novo ano aproxima-se e o gnration, em Braga, desvendou o programa para os seus primeiros quatro meses.
O programa arranca a 9 de Janeiro com a estreia da nova performance audiovisual da pianista e compositora espanhola Hara Alonso com os visuais do português Pedro Maia. Ainda em Janeiro, no dia 17, o Hedera 4tet composto por Carlos Zíngaro, Bernardo Aguiar, David Magalhães Alves e Francisco Lima da Silva apresenta-se com Nuno Rebelo. A terminar o mês, a compositora iraniana Rojin Sharafi vai cruzar as suas composições nos domínios da música electroacústica com a voz de Ece Canlı, turca sediada no Porto.
Kelly Moran (na foto), multi-instrumentista que tanto pisca o olho ao jazz, à música neoclássica e ao minimalismo dream pop, é o grande destaque na programação de Fevereiro, subindo ao palco do gnration no dia 8 para apresentar o novo álbum Don’t Trust Mirrors. No dia 28 há estreia absoluta do novo álbum Pomes do novo duo Tiago Sampaio & João Mortágua, integrada na iniciativa Trabalho de Casa de apoio à criação artística bracarense.
Como é habitual, existe sempre alguma partilha nas agendas do gnration e a Galeria Zé dos Bois, em Lisboa. Essa sinergia aplica-se aos concertos de Oren Ambarchi & Will Guthrie e Bill Orcutt, que actuam em Braga nos dias 15 de Março e 11 de Abril, respectivamente. O mesmo se pode dizer dos ingleses caroline.
A fechar o primeiro trimestre do ano vai estar o colectivo Water Damage. Os veteranos da cena experimental texana actuam a 29 de Março na mesma semana em que passam pelo festival açoriano Tremor. A terminar o programa musical, o norte-americano Cole Pulice vai apresentar Land’s End Eternal a 24 de Abril.
Até 2026 ainda há muito a acontecer na sala de Braga: Letrux actua já este sábado, 22 de Novembro, sensivelmente uma semana antes das paredes tremerem com o drone de Stephen O’Malley a 30 de Novembro, sendo árduo ignorá-lo como metade de Sunn O))) e dos esforços feitos noutros projectos como Khanate e KTL.
Nos dias 5 e 6 de Dezembro há a décima edição do programa de concertos Ocupa, figurando nomes como Ana Deus + Marta Abreu, Rita Silva com o trabalho visual de Bruno Rodrigues Martins e Diogo Mendes em Vultures in a Quantum Space, e ainda a apresentação de Celeste de Helena Silva e a performance de Six Pairs of Consecutive Triangle Numbers de Zé Figueiredo. Finalmente, a 12 de Dezembro, há encontro Sweet Violence com três figuras importantes da música nacional: Vítor Rua, Luís San Payo e Tó Trips.
Os bilhetes para os concertos no gnration podem ser adquiridos na BOL e locais habituais associados.

