Os Tinariwen estão de volta a Portugal para dois espectáculos a 13 e 14 de Abril na Casa da Música (Porto) e LAV (Lisboa), respectivamente, em suporte à apresentação do novo álbum The Hoggar.
O emblemático colectivo tuaregue são reconhecidos como pioneiros do assouf ou o chamado “blues do deserto”. Trocaram as armas por guitarras depois da rebelião tuaregue em 1990 e tornaram-se um símbolo da rebeldia do rock’n’roll do norte de África, influenciando outros grupos com as suas vozes rosnadas, linhas de guitarra espaciais e ritmos de palmas. Embora todos os membros de Tinariwen sejam originais do Mali, a sua música começou em Tamanrasset, no sul da Argélia, cidade-oásis associada mais recentemente a Imarhan, banda da mesma linha sonora que se tem projectado a festivais em todo o mundo para aumentar a consciencialização sobre a cultura e a identidade tuaregue – o povo tuaregue não tem estado próprio, estando espalhados pelas regiões desérticas da Argélia, Líbia, Mali e Níger.
Após três nomeações para os Grammy Awards, tendo vencido até em 2012 na categoria de melhor disco de World Music em 2012 com Tassili, os Tinariwen trazem a Portugal o sucessor de Amatssou, de 2023. The Hoggar será lançado brevemente e a sua apresentação ao vivo no Porto e em Lisboa já terá bilhetes à venda na BOL e locais habituais associados por 30 euros.

