É já daqui a uma semana, dia 25 de outubro de 2025, que o Auditório CCOP, no Porto, irá receber a primeira edição do Porto Prog Night. Na sua estreia, o evento contará com um quarteto de bandas progressivas da região norte, com alguns dos nomes mais promissores do futuro do género em Portugal e todas com a particularidade de serem lideradas por vozes femininas.
A primeira banda a subir a palco serão os Living Tales, quarteto portuense que explora a fusão do metal progressivo com o metal sinfónico. Já com 18 anos de carreira e quatro álbuns, o seu mais recente trabalho intitula-se Hades e saiu em abril deste ano, devendo a sua apresentação ser o foco principal do concerto. Seguem-se os vimaranenses Needle, com uma sonoridade que dança entre o rock e o metal progressivos, nas suas vertentes mais modernas; lançaram também em abril, mas de 2023, o seu álbum de estreia, Fall, um dos nossos destaques nacionais desse ano, que certamente irá impressionar ao vivo quem não os conhece e reafirmar a paixão dos fãs atuais.
A noite continua com mais uma banda da cidade do Porto, Rei Bruxo, trio que aposta numa entrega mais experimental e de fusão adjacente ao rock progressivo. O seu segundo álbum, O Quarto Fechado, irá festejar precisamente um mês desde o seu lançamento no dia do concerto, esperando-se que esteja em destaque na setlist. Por fim, o evento termina com mais uma banda da cidade e a promotora do evento, os Phase Transition. Em junho deste ano lançaram o seu álbum de estreia, In Search Of Being, que junta ao metal progressivo moderno o som de violino, para uma combinação única e muito bem recebida pela comunidade.
Os bilhetes para o evento têm o custo de 15€ e podem ser adquiridos aqui ou nas lojas Bunker Store e Piranha. Fiquem abaixo com os horários de atuação das bandas e uma amostra sonora de cada uma das quatro bandas que irão tornar esta noite inesquecível.