O North Festival regressa no próximo ano com nova casa e já com o primeiro nome certo: os The Cure de Robert Smith vão actuar na Cidade Desportiva da Maia no dia 7 de Junho.
Com uma carreira que atravessa cinco décadas, os The Cure são uma das maiores influências do rock gótico, do pós-punk e da cena alternativa. Reconhecidos também pelos seus longos espectáculos ao vivo, onde podem resgatar singles tão óbvios como “Boys Don’t Cry”, “A Forest”, “Just Like Heaven”, “Lullaby” ou “Friday I’m In Love”, os britânicos trazem consigo também Songs of a Lost World, álbum lançado no ano passado que marcou o regresso discográfico da banda ao fim de 16 anos.
A mudança de recinto surge da vontade da organização em responder às necessidades e expectativas da sua audiência, assegurando melhor acessibilidade e mais capacidade de público, mantendo-se a vontade de ser um festival assumidamente urbano. A Cidade Desportiva da Maia aia encontra-se perto de paragens de autocarro e de metro, bem como do aeroporto.
Para além do estádio, que servirá como recinto principal de concertos, a ligação directa ao parque em redor criará «uma experiência muito mais imersiva, permitindo uma maior envolvência e potenciado o espírito festivaleiro», pode-se ler em comunicado da promotora responsável Vibes & Beats.
No próximo ano o festival volta-se a afirmar como transversal e ecléctico, reunindo artistas nacionais e internacionais. Entre as novidades destaca-se a estreia do Palco JN Rock à Moda do Porto, totalmente dedicado à música fabricada por artistas do norte do país e angariando assim um conceito que até aqui se apresentava como festival próprio. Mantendo a tradição de diversidade, o Palco Sunset regressa com novo fôlego para aquecer a pista das actuações e prolongar a festa com os devidos afters.
O North Festival 2026 vai acontecer nos dias 5, 6 e 7 de Junho na Maia. Os bilhetes já se encontram disponíveis na BOL e locais habituais associados, com o passe geral a custar 140 euros e o bilhete diário por 55 euros numa primeira fase.