Fotografia: Nuno Bernardo
Na passada quarta-feira, 3 de Setembro, os argentinos Onda Vaga regressaram ao Musicbox para a sua visita anual num ciclo iniciado em 2023. Os argumentos musicais não diferiram muito, com a fusão de reggae, ska, cumbia e folk latina a instrumentarem a boa disposição, as letras positivas e a contagiante energia que o conjunto transmite em palco. Para lá de temas dos álbuns Fuerte y Caliente (2008) ou do mais recente Amuletos de Cristal (2025), a noite foi também marcada por ser uma das últimas ocasiões possíveis para se bailar no icónico clube localizado no Cais do Sodré, central na actual noite lisboeta.
Já havíamos referido que vai regressar a Casa Capitão no dia 19 de Setembro, com uma programação gratuita de inauguração até dia 21 que inclui concertos de Afonso Cabral, bbb hairdryer, Capicua, Conferência Inferno, G Fema, Hause Plants, Iguanas, Lesma, Luca Argel, Samalandra, Sreya e Vaiapraia, entre outros. A essa notícia juntou-se dias depois a confirmação de que o Musicbox irá fechar portas, com toda a sua agenda já prevista para os meses seguintes a ser transferida para o novo espaço no Beato.
O Musicbox foi ao longo de 19 anos um espaço importante na materialização da música nova e da dinamização das novas tendências culturais e urbanas. A sua actividade deu início em 2006, três anos antes da Ruído Sonoro ter-se fundado como equipa, pelo que ao longo do percurso foram muitas as noites em que os nossos repórteres atravessaram as portas do arco da Rua Nova do Carvalho para trazer fotografias e textos de dezenas de concertos.
Onda Vaga foi o último concerto de uma extensa lista que, mesmo não incluindo todos os nomes, revela a diversidade sonora de reportagens que fizemos dentro do Musicbox: Acid Arab, Acid Mothers Temple, André Henriques, Andy Stott, Antwon, The Body, Boogarins, Com Truise, Conjunto Corona, Coucou Chloe, DITZ, Downfall of Gaia, Earth, Efterklang, El Guincho, Emma Ruth Rundle, Forest Swords, First Breath After Coma, Full of Hell, Fumaça Preta, Gilla Band, HHY & The Macumbas, Hinds, Iceage, indignu, Imarhan, Jacco Gardner, Jon Hopkins, Judeline, La Femme, Linda Martini, Long Distance Calling, Mabe Fratti, Mão Morta, MAQUINA., Maruja, Men Eater, Nothing, Pista, Preoccupations, Process of Guilt, Psychedelic Porn Crumpets, Red Fang, Rorcal, Sarah Neufeld, Sensible Soccers, Shabazz Palaces, Sleepy Sun, The Soft Moon, Surma, Suuns, Teebs, Tim Hecker, Ulver, Verde Prato, Wild Beasts, William Basinski, White Hills e Zola Jesus.
O último baile no Cais do Sodré da nossa parte foi dado. Ainda há mais um fim-de-semana para o fazer, antes do novo capítulo na Casa Capitão. Lá nos encontraremos.