Após ter funcionado como um projecto pop-up durante a pandemia, em 2020, a Casa Capitão vai renascer e reabrir a 19 de Setembro com nova imagem. A requalificação do edifício permite agora uma programação contínua e a ambição de tornar a Casa Capitão, no Beato, um polo de criação, experimentação e partilha artística em Lisboa.
O espaço tem quatro andares, várias salas de concertos, galerias, páteo, restaurante e outras áreas multiusos para projectos de diferentes escalas e formatos entre «30 e 500 pessoas», segundo o director Gonçalo Riscado.
A inauguração será feita com três dias de festa de entrada livre, entre 19 e 21 de Setembro. A programação para esse fim-de-semana inclui concertos de Afonso Cabral, bbb hairdryer, Capicua, Conferência Inferno, G Fema, Hause Plants, Iguanas, Lesma, Luca Argel, Samalandra, Sreya ou Vaiapraia, entre outros.
Após a inauguração, a Casa Capitão fica como novo ponto cultural da cidade e até já ‘desvia’ alguns nomes inicialmente confirmados para actuar no Musicbox, casa-irmã deste projecto. São os casos de Tramhaus, Water From Your Eyes ou Wavves, por exemplo. Na agenda oficial da Casa Capitão é possível ver também já certos os concertos de Baiuca, Bonga, Cari Cari, David Bruno, Destroyer, EU.CLIDES, Febre 90’s, Gisela Mabel, Isabella Lovestory, Letrux, Mari Froes, Maskavo, Rapaz Ego, Rodrigo Alarcon, Sega Bodega (na foto) e William Tyler.
Em comunicado enviado à imprensa estão garantidos também os concertos de Bia Ferreira, Greentea Peng, Kaitlyn Aurelia Smith e Saul Williams, embora sem datas conhecidas ao dia de hoje.
Simultaneamente, hoje foi também confirmado o regresso de Johnny Jewel a Portugal e que acontecerá precisamente na Casa Capitão. O produtor e compositor, integrante da banda Desire e ex-Chromatics, estreia-se em nome próprio em Lisboa no dia 13 de Novembro com a sua música original feita para filmes e séries Bronson, Drive, Holly, Lost River, Twin Peaks e outros.
Os bilhetes para os concertos na Casa Capitão podem ser adquiridos em exclusivo na plataforma DICE.