Banhos Velhos com concertos em Agosto e Setembro

De maio a setembro, o Museu Cultural de Caldas das Taipas, em Guimarães, tem recebido e vai continuar a receber concertos, cinema, tertúlias, teatro, ateliers infantis, visitas guiadas e até uma noite de astronomia. Destacamos aqui os concertos dos próximos dois meses. Para mais informações, visitem o site oficial.

 

22 de Agosto – Concerto – Ganso + IBSXJAUR

IBSXJAUR nasce do cruzamento entre JAUR (cantautora pop) e INFRABASSESATURE (produtor de música eletrónica). A dupla representa a pista de dança noturna underground, fundindo techno e drum and bass com uma pop crua, melódica e destemida. “Echo”, um dos seus mais recentes e mais impactantes singles, faz parte do EP “Nobody is Having Fun” (2024), que consolida a sua marca sonora entre graves pulsantes e melodias ousadas. Em 2025 está previsto o lançamento do seu primeiro longa-duração.

GANSO, de Lisboa, são uma das principais bandas da nova geração da edição independente em Portugal. São editados pela Cuca Monga desde a sua formação, em 2015. A constante procura e vontade de mudança marcam os seus vários trabalhos ao longo dos anos mas foi com o seu último single Sorte a Minha que os GANSO conquistaram o país. Em junho de 2024 gravaram o seu terceiro álbum Vice Versa nos estúdios La Frette, em Paris. Com eles estiveram Domingos Coimbra (Capitão Fausto) na produção e Anthony Cazade, engenheiro por detrás dos mais recentes trabalhos dos Arctic Monkeys ou Nick Cave.

 

23 de Agosto – Concerto Made In Taipas – Noise at Valve + Correr Andar + Theo

Noise at Valve: Surgida em 2012, a banda nasceu do encontro de três músicos apaixonados por sonoridades intensas e expressivas. Com Álvaro Mendes na guitarra e voz, Mário Teixeira no baixo e João Piairo na bateria, o trio mergulha nas profundezas do rock sónico e experimental, criando um universo sonoro que oscila entre melodias envolventes e distorções ásperas e viscerais. Depois de um longo interregno, a banda regressa com força renovada, preparando-se para lançar um novo single, “You Could Be the One”.

Correr Andar: Em 2022, por culpa de 3 músicas que lançaram sem plano de compilar – “Mini Trem da Penha”, “João Pedro Pais” e “Ar de Rock, Punk e Funk” – a banda recebe alguns convites para as tocar ao vivo. Os concertos motivaram o planeamento do álbum de estreia “Descer para Cima”.

Theo apresenta neste concerto o seu mais recente álbum “Sombra”. Um mergulho nas trevas da depressão e na dor da perda, numa jornada através de paisagens emocionais desoladoras.

 

12 de Setembro – Concerto – Galeria Incerteza + Mão Morta + Jubilee (dj set)

Os Mão Morta, formados em Braga em 1984, rapidamente se tornaram uma das bandas mais influentes do rock português, aclamados por críticos e artistas como Nick Cave e Jello Biafra. Com uma discografia de 17 álbuns de originais e presença em grandes festivais como Paredes de Coura, Rock in Rio e Primavera Sound, destacam-se pela fusão de música, literatura e espetáculos multimédia inovadores. Além disso, desenvolveram projetos comunitários e exploraram áreas como dança e cinema, consolidando uma carreira marcada pela experimentação e relevância cultural ao longo de quatro décadas. Nos Banhos Velhos prometem revisitar alguns dos seus maiores êxitos.

Galeria Incerteza é uma banda de Lacrimodance (autoproclamada), originária de Vila Nova de Foz Côa, formada em 2018. É o projeto de Rui Garcia da Costa que vai destilando as suas idiossincrasias para faixas de áudio que depois junta e lança como músicas. Num momento de desatenção, a música pode apanhar-nos desprevenidos, com letras melancólicas misturadas com sonoridades de rock alternativo e postpunk (mexidinho) são facilmente confundidas com canções felizes, podemos dar por nós a cantar algo amargurado só porque tem uma melodia divertida e terminar num poço.