Antevisão do Comendatio 2025

Em 2025 completa-se uma mão cheia de edições do Comendatio Music Fest, em mais um capítulo do festival que promete fazer as delícias dos fãs de Prog, Core e Metal alternativo. Com o ícónico Ihsahn e os muito desejados VOLA a cabeças de cartaz, dos dias 21 e 22 de Junho, respetivamente, o cardápio sonoro pauta-se novamente por um equilíbrio entre nomes sonantes, projetos emergentes e oportunidades para novas bandas.

Subirão a palco seis bandas nacionais, duas delas vencedoras da Batalhas das Bandas Comendatio 2025 (Above The Ocean e Crimson Bridge), os repetentes Phase Transition, os veteranos Equaleft e os emergentes Yokovich e Lysergic. Dos nossos irmãos espanhóis podemos contar com três projetos que, como é recorrente no Comendatio, prometem uma energia incrível em palco: Killus, The Cost e The Broken Horizon.

Com as previsões de calor para o próximo fim de semana, não podemos contar apenas com o norueguês Ihsahn e os dinamarqueses Vola para trazer um refrescante frio nórdico. Os também noruegueses AVKRVST, os suecos Humanity’s Last Breath e, ligeiramente mais a sul mas com o nome mais gélido de todos, os britânicos Oceans Ate Alaska, completam os nomes das 14 bandas que farão parte do Comendatio 2025.

Os bilhetes diários custam 51€ e o passe geral 76€, podendo ser adquiridos no site do Comendatio. Há campismo gratuito mesmo ao lado do recinto, mas não vale a pena irem no dia anterior porque apenas estará operacional a partir de sábado, dia 21.

Mais abaixo podem ouvir o cartaz completo, com um tema de cada banda por ordem de atuação e uma breve descrição do que poderemos esperar de cada uma. Reforçamos algo que a organização e os fãs do festival repetem todos os anos: venham cedo e vejam as bandas de abertura, não se vão arrepender com a qualidade destes ainda desconhecidos mas promissores projetos.

Sábado, 21 de Junho

Crimson Bridge

Quarteto de Almada nascido em 2016, com uma sonoridade algures entre o Death melódico e o Metalcore, onde também podemos discernir influências de Prog e Thrash. Lançaram o seu álbum de estreia, In Pitch Black, em 2021, estando atualmente em preparação para lançar um novo EP, do qual podem ouvir Bound By Eternity To Death abaixo.

Yokovich

Mais um quarteto nacional, desta feita de Lisboa, que explora sobretudo o metal industrial e alternativo, mas também o grunge, o stoner e o gótico. Formados em 2021, o seu álbum de estreia Ubiquitous ainda não completou um ano e conta com temas como este Gone With The Frost.

Equaleft

Viajando até ao Porto encontramos os Equaleft, cuja carreira de duas décadas dispensa apresentações. São uma das referências do Groove Metal nacional e prometem um concerto pulsante e caótico, no qual esperamos contar com sons do seu mais recente trabalho, Momentum, em temas como And It Will Thrive.

Killus

Um carreira ainda mais longa têm os espanhóis Killus, também com algum Groove à mistura numa base de Industrial Metal. Apostando numa performance visualmente cuidada e uma energia contagiante, como sugere esta Man-Made Tragedy do seu Grøtesk de 2023.

The Cost

Nova aposta espanhola no campo do metal alternativo e progressivo, são um projeto com apenas 2 anos de existência. Contando com o carismático baterista El Estepario Siberiano, trarão ao Comendatio o seu novíssimo álbum de estreia Doppler Affection, de onde retiramos Rogue.

Oceans Ate Alaska

Em 15 anos e com apenas 3 álbuns, os britânicos Oceans Ate Alaska já conquistaram um patamar respeitável no mundo do Metalcore e Djent. Estão neste momento a trabalhar no seu quarto álbum, do qual farão parte temas de energia avassaladora como esta Onsra.

Ihsahn

A incontornável lenda do Black Metal norueguesa, cujo foco nas últimas duas décadas tem estado no metal progressivo e experimental. Um gigante criativo de sonoridades inesperadas, que lançou o seu álbum homónimo o ano passado e do qual certamente escutaremos The Distance Between Us.

Domingo, 22 de Junho

Above The Ocean

Nascidos em 2022 em Évora, são um jovem quinteto de metalcore e metal moderno. Apenas com dois singles lançados, o Comendatio será o seu primeiro grande palco e estamos curiosos para ver o que nos trazem, além desta enérgica Love Song (For The Broken).

Phase Transition

Repetentes no festival, os portuenses Phase Transition estão numa vertiginosa ascensão, muita por culpa do seu magnífico álbum de estreia In Search Of Being, lançado este mês. Trazem ao festival um metal progressivo no feminino, com violino e um som surpreendentemente complexo para um trio, como podem comprovar com esta Becoming, (R)evolution.

Lysergic

Também com o álbum de estreia em 2025, Black And Blue, temos a banda que completa a armada nacional desta edição, os Lysergic, que exploram o death melódico pincelado de elementos modernos e progressivos. A sua essência sonora pode ser comprovada nesta tema homónimo.

The Broken Horizon

O Metalcore espanhol será representado este ano pelos The Broken Horizon, quarteto de Pamplona com uma década de experiência, cujo mais recente trabalho, Until Silence Speaks de 2022, abre com esta antecâmera de grande energia ao vivo, Before Becoming Lost.

AVKRVST

Provavelmente com um dos melhores álbuns de estreia de 2023, o quinteto norueguês de rock e metal progressivo acabou de lançar este mês o tão aguardado sucessor Waving At The Sky, que mantém um nível de qualidade exímio, como podem testemunhar nesta surpreendente The Malevolent (com o nosso amigo Ross Jennings de Haken, que tantas saudades deixou no Comendatio, como convidado).

Humanity’s Last Breath

Da Suécia vem a banda que provavelmente trará mais peso ao Comendatio 2025, com o seu deathcore técnico e de atmosfera avassaladora. Esperem muitos breakdowns, vocais cavernosos e explosões sonoras com década e meia de bagagem discográfica, mais recentemente renovada com Ashen de 2023, de onde retiramos esta Labyrinthian.

VOLA

Um dos nomes mais pedidos de sempre pelos fãs e há muito na mira da organização, foi finalmente possível trazem ao Comendatio o fenómeno dinamarquês do Djent e metal progressivo VOLA. O festival irá fechar com chave de ouro com a sua energia absurdamente positiva e viciante, esperando que entre os clássicos da banda, haja também espaço para o seu mais recente álbum Friend Of A Phantom e músicas como Paper Wolf.

Querem ficar a saber mais sobre o festival e as bandas? Destacamos o excelente trabalho dos nossos colegas nos Caminhos Metálicos, com este especial de uma hora dedicado ao Comendatio, e da World Of Metal, que têm no seu canal de YouTube uma curta entrevista com a maior parte das bandas.