Mucho Flow. These New Puritans e YHWH Nailgun entre os primeiros nomes

O Mucho Flow regressa a Guimarães de 30 de Outubro a 1 de Novembro e a acompanhar os primeiros passes early bird chegaram também os primeiros nomes do cartaz deste ano.

Longe de serem uma novidade, adjectivo importante que o festival promove quanto à sua selecção musical, os These New Puritans (na foto) voltam a Portugal com um novo trabalho em mãos. Crooked Wing, a lançar no próximo dia 23 de Maio, é o primeiro álbum em seis anos dos gémeos Barnett e destaca na sua estética art pop a colaboração com Caroline Polachek em “Industrial Love Song”.

Em destaque neste primeiro leque de nomes estão também os nova-iorquinos YHWH Nailgun, praticantes de um anti-rock com punk experimental e rasgos de violência como evidenciado no álbum de estreia, 45 Pounds, lançado este ano. Mas há mais estreias nacionais a sublinhar como Infinity Knives + Brian Ennals, uma soma que acumula a diáspora da Tanzânia para os Estados Unidos via Quénia, África do Sul e Madagáscar para se encapsular a linguagem do rapper veterano de Maryland para um espectáculo que se espera intenso e com carga política através de hip-hop, metal e electrónica.

O projecto Body Meat de Chris Taylor, que vai do R&B ao trap, clubbing e algum noise promete caos musical na apresentação nacional de Starchris, enquanto a pop performativa da britânica Cally Statham aka plus44Kaligula contrasta com a abordagem mais etérea e atmosférica com recurso ao ambient, ao shoegaze e à folk de Maria Somerville.

Tracey também se estreia em território nacional com uma proposta que viaja entre a lofi-pop e o grime, representativo do underground londrino, com a bass music da portuense NOIA garantirá agitação na pista de dança.

Os passes gerais para o Mucho Flow, disponíveis na DICE, têm neste momento o custo de 50 euros.